Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vinte Unidades Básicas de Saúde abriram no sábado, das 8h às 17h, para imunizar contra a gripe e o sarampo as pessoas dos grupos prioritários

No último sábado (30), 9.591 pessoas participaram do Dia D de Vacinação, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dentre os participantes, 7.317 receberam o imunizante para o vírus da gripe e 2.274 tomaram a vacina contra o sarampo.

Durante o mutirão de vacinação, a população teve à disposição 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que abriram das 8h às 17h. Não foi necessário agendar horário para participar da ação. Até o momento, 32,2% das crianças foram vacinadas, além de quase 44% dos profissionais da saúde e 44,2% dos idosos de Londrina. “O Dia D de vacinação foi ótimo. Fluiu tudo bem, mas pedimos para que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para tomar a vacina contra a gripe, porque temos uma estimativa e uma cobertura de 90% do público-alvo para atingirmos”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin da Silva.

A partir de agora, todas as Unidades Básicas de Saúde estão aplicando as vacinas por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Por isso, as pessoas devem procurar a UBS mais próxima de sua residência. A lista completa com endereços e telefones para contato está disponível no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui).

Além das crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos e trabalhadores da saúde, a Secretaria de Saúde está vacinando contra a gripe os demais grupos prioritários, que são as gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; integrantes das forças de segurança, de salvamento e forças armadas. Também podem receber o imunizante contra a influenza os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já a imunização contra o sarampo está sendo aplicada como reforço nos trabalhadores da saúde, de forma seletiva, e em todas as crianças de crianças de seis meses a menores de 5 anos. Por isso, mesmo os pequenos que estiverem em dia com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) devem receber a dose extra.

Para a realização da vacinação, basta ter em mãos um documento pessoal de identificação (RG ou carteira de motorista e, no caso das crianças, a certidão de nascimento também é válida) e, se possível, a carteira de vacinação. Os profissionais e trabalhadores da saúde ou do transporte devem comprovar o vínculo ativo ou levar um holerite recente. Além disso, quem tiver comorbidades ou doenças crônicas, mas não faz acompanhamento na rede municipal de saúde, deve apresentar um atestado médico ou a receita dos medicamentos de uso contínuo.

A vacina aplicada durante a campanha nacional é trivalente, que protege contra os três tipos de cepas virais mais comuns no Brasil. São elas: H3N2 Darwin, (causadora da epidemia de janeiro); H1N1 (que é a mais conhecida) e a Victoria B. Ela é produzida pelo Instituto Butantan. A meta da campanha é vacinar 90% da população que integra o público-alvo, estimado em 211.660 pessoas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.