Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A terceira edição do Dia do Portador de Marcapasso vai ser realizada no dia 23 de setembro em todo o país. A iniciativa é organizada pela ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial e, este ano, tem como tema "Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso".

O principal objetivo da ação é mostrar aos brasileiros a importância de procurar um cardiologista ao perceber determinados sintomas, como cansaço fácil, tontura, desmaio e palpitação. Para isso, serão distribuídas cartilhas explicativas e realizadas palestras didáticas sobre quando o implante é necessário. As duas inciativas anteriores, em 2014 e 2015, atingiram cerca de 30 mil pessoas cada.

Confira os locais em que serão realizadas as ações em Londrina:

- Hospital Universitário - Recepção Central (Rua Roberto Koch, sem número), das 9h às 17h.

- Hospital Evangélico de Londrina (Av. Bandeirantes, 618 - Vila Ipiranga), das 9h às 17h.

A campanha espera desmistificar o marcapasso. Muitos leigos acreditam que o portador do dispositivo não pode fazer atividades corriqueiras, tendo um dia a dia extremamente limitado, o que não é verdade.

Outra meta é sensibilizar os gestores responsáveis pela saúde no país para que todos os pacientes que necessitam de marcapasso, ressincronizador e cardiodesfibrilador tenham acesso mais fácil aos implantes, principalmente nas regiões brasileiras mais carentes.

A iniciativa vem ao encontro de uma das principais metas da ABEC/DECA, que é lutar para mudar a realidade dos marcapassos no país. Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, enquanto no Brasil são implantados 215 marcapassos por milhão de habitantes, na Argentina são 382, no Uruguai são 578 e em Porto Rico, 606 marcapassos por milhão de habitantes. Nos países desenvolvidos, esses números são ainda mais expressivos: 774 em Portugal, 956 na Inglaterra, 977 na França e 1.298 marcapassos por milhão de habitantes na Alemanha.

Carolina Lobo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.