Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Imunização para crianças de 3 e 4 anos já iniciou em Londrina e o agendamento para aplicação está disponível no Portal da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu 12 mil vagas de vacinação contra a Covid-19, nesta semana, para crianças e adultos. Há doses de vacina contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até sexta-feira (29). O município conta com 53 UBSs, sendo 41 da zona urbana e 12 da zona rural.

No ato do agendamento no Portal, o usuário encontra as unidades disponíveis no momento, de acordo com o tipo de vacina que ele precisa tomar e com as vagas em aberto. Para agendar o dia e horário da aplicação, é necessário acessar o portal da Prefeitura de Londrina, aqui.

No mesmo site, é necessário imprimir o comprovante com QR Code para apresentar no dia e local selecionado, junto com a carteira de vacinação Covid-19 e um documento de identificação com foto. No caso do público infantil, é preciso apresentar um documento da criança, preferencialmente com foto, como o RG, ou certidão de nascimento, mais o comprovante de agendamento com QR Code. Os pais ou responsáveis legais também devem apresentar um documento pessoal de identificação com foto, como RG ou CNH.

Neste momento, o município está aplicando primeiras, segundas, terceiras e quartas doses da vacina para a população acima de 3 anos de idade. No caso das crianças, são ofertadas duas doses. Desde o dia 21 deste mês, não é mais exigido o intervalo de 15 dias entre a administração de vacina Covid-19 ou qualquer outro imunobiológico em crianças de 5 a 11 anos. O fim da exigência do intervalo foi publicado em Nota Informativa Técnica do Ministério da Saúde (MS).

As doses de reforço estão sendo aplicadas nas pessoas a partir de 12 anos, com um intervalo de 120 dias (quatro meses). No caso da quarta dose de reforço, estão aptas a recebê-la as pessoas com 40 anos ou mais que receberam a terceira dose há pelo menos 120 dias.

Crianças de 3 e 4 anos

No último sábado (23), a SMS deu início à vacinação das crianças de 3 e a 4 anos de idade, em uma ação realizada na UBS do Ouro Branco. O local foi decorado para receber os pequenos, contou com a presença de personagens de desenho animado e atividades lúdicas. Na ocasião, 322 crianças foram vacinadas.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, avalia que a procura pela vacinação das crianças e 3 e 4 anos foi baixa, no primeiro dia, mas disse que sempre que a Prefeitura inicia um público para vacinar, em especial as crianças, há uma certa restrição dos pais e mães, por conta de fake news ou informações desencontradas. “A partir de hoje todas as UBSs passam a contar com a vacina, para agendamento das crianças maiores de 3 anos. Em breve, pretendemos viabilizar uma campanha de divulgação e conscientização nas escolas, levando informações corretas e de qualidade aos pais e responsáveis, para que possamos melhorar a cobertura vacinal. Até mesmo porque as crianças entre 3 e 5 anos anos têm mais contatos coletivos, nas escolas, e não usam máscara pela dificuldade do uso correto do equipamento. E, embora a doença não tenha se mostrado agressiva nas crianças, durante toada a pandemia, elas têm grandes chances de pegar e transmitir para outras pessoas”, enfatizou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.