Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Etapa é voltada para jovens, com idade entre 15 e 27 anos, que já receberam as duas doses anteriores

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com a 5ª e última etapa de vacinação contra a dengue em Londrina. Esta fase é voltada para jovens com idade entre 15 e 27 anos, que já iniciaram o esquema nacional, ou seja, já receberam as duas doses anteriores. A imunização está sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, até o dia 7 de dezembro.

Até agora, desde o início da campanha, no dia 12 de novembro, foram aplicadas 326 vacinas. Ao todo, foram disponibilizadas 2.800 doses, cedidas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), número que a SMS pretende atingir até o final da campanha. Além da divulgação na mídia, o público que deve participar da vacinação está sendo avisado por contato telefônico, feito pela equipe da SMS.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou a importância de fechar o esquema vacinal, para que a proteção tenha eficácia. “Esta etapa é fundamental para concluirmos o ciclo vacinal dos jovens que tomaram as outras duas doses em etapas anteriores. O número de pessoas vacinadas até agora é baixo, por isso é importante a conscientização do público-alvo, pois só assim é possível obter proteção contra a dengue”, enfatizou.

Machado alertou ainda sobre a projeção de um verão quente e úmido no Brasil, que estará sob influência do fenômeno climático El Niño, o que pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. “Em anos semelhantes como este que está previsto, tivemos as maiores epidemias de dengue em nossa cidade, então a vacinação é uma oportunidade para conseguirmos estar livres da doença, uma vez que a dengue, nos estágios mais graves, pode levar a óbito”, afirmou.

Sobre a vacina

A vacina tetravalente contra a dengue foi produzida por uma empresa francesa, após 20 anos de pesquisas, e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela protege contra quatro subtipos virais da doença e a imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Também não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.