Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos

A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o mês de setembro diversas ações com a comunidade em prol da conscientização para a doação de órgãos. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para fortalecer a divulgação relativa ao Setembro Verde.
 

Isso porque a data de 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Por isso, durante os grupos de atividades físicas, de dor crônica, de caminhada, alongamento e outros, assim como em encontros com os funcionários da saúde foi trabalhado o assunto.Segundo a gerente regional da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), Elisângela Bazzo, para que as ações fossem realizadas, os educadores físicos e psicólogos do município passaram por uma capacitação no ano passado.Eles receberam mais informações com os profissionais da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que também deram camisetas para a divulgação do mês.
 

Elisângela ressaltou que quanto mais esclarecimento as pessoas tiverem, mais podem combater os mitos e medos que ainda existem em relação ao tema. “Como nas unidades básicas há um vínculo grande entre os profissionais e os pacientes é importante debatermos esse assunto. Assim, quando acontecer algo com alguém próximo os familiares já terão conversado sobre a doação de órgãos e poderão saber a opinião e o desejo do parente falecido”, explicou.
Ana Paula Hedler NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.