Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vacinação está disponível nas UBSs para todas as pessoas acima de 6 meses de idade que não receberam a dose no ano passado

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua disponibilizando doses de vacina contra a gripe para as pessoas que não se vacinaram no ano de 2021. Pode se vacinar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a população acima de 6 meses de idade.

As doses são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, para ser imunizado, é preciso agendar a data e o horário da aplicação, por telefone, diretamente na UBS. (Clique aqui) para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs). No dia, é necessário apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que é muito importante que os cidadãos que não se imunizaram no ano passado agendem a vacinação, principalmente devido ao aumento dos casos de síndromes respiratórias registrados nos últimos dias. “O objetivo da vacinação é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e até mesmo de morte, pois a influenza, nos casos mais graves, também pode levar ao óbito”, disse.

Até dezembro de 2021, último levantamento do Município, a cidade vacinou cerca de 70% do público-alvo, o que representa 222.375 doses aplicadas. Os dados apontam que a maior parte das doses (88.689) foi aplicada na população em geral; seguida pelo grupo de idosos (66.791); crianças (29.294); trabalhadores da saúde (17.092); pessoas com comorbidades (8.933); professores (4.369); gestantes (3.673); população privada de liberdade (2.532); puérperas (372); profissionais das forças de segurança (335); trabalhadores do transporte (143); caminhoneiros (98); funcionários do sistema prisional (32); pessoas com deficiência (17); indígenas (4) e profissional das forças armadas (1).

Recomendações

Uma nova recomendação do Ministério da Saúde, divulgada em setembro de 2021, autoriza que as vacinas da Covid-19 e as demais vacinas em uso no país, como a da gripe, podem ser aplicadas no mesmo dia. Antes, a orientação do Ministério da Saúde era que houvesse um intervalo mínimo de 14 dias entre as imunizações.

A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia severa ao ovo ou ao látex. Além disso, aqueles que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas, do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, para serem vacinados contra a gripe.

A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.