Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação irá ocorrer das 13h às 20h, nos shoppings Catuaí, Boulevard e Norte, em livre demanda, ou seja, sem precisar agendar

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma grande ação de vacinação descentralizada dentro de três shoppings da cidade, neste sábado (17), das 13h às 20h. Serão contemplados o Catuaí, Boulevard e Norte Shopping. O objetivo é facilitar ainda mais o acesso e vacinar mais pessoas, alcançando aquelas que não podem procurar as unidades de saúde durante a semana.

O anúncio da iniciativa foi feito ontem (14), em coletiva de imprensa concedida pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Segundo ele, a ação ocorrerá por livre demanda, ou seja, sem precisar agendar, bastando apenas apresentar um documento pessoal. “Com relação à Covid-19, estarão disponíveis todas as vacinas, como para bebês, infantil, adulto e bivalente. Assim, conseguiremos atender toda a demanda da população que está em atraso com a vacina”, explicou Machado.

O secretário enfatizou que, com a chegada do tempo frio, aumenta a circulação dos vírus respiratórios e, consequentemente, as unidades de saúde como um todo, tanto do sistema público quanto privado, sofrem com a aumento da demanda. “Por outro lado, temos um estoque de vacinas considerável, então estamos tentando descomplicar e levar a vacina para perto das pessoas, a fim de garantir a proteção a todos”, disse.

De acordo com Machado, a ação nos shoppings servirá como teste para possível liberação da vacinação contra Covid-19 em livre demanda, pois atualmente é necessário agendar a data e horário da aplicação pelo site da Prefeitura. “Optamos por realizar a vacinação contra o coronavírus mediante agendamento para organizar melhor o processo, em especial durante a pandemia, mas agora estamos analisando fazer esta transição para vacinar por livre demanda. Isso tem prós e contras, por isso esta ação nos shoppings nos possibilitará termos base de análise em relação ao tempo de aplicação, já que é preciso fazer o registro da aplicação imediatamente nos sistemas do Ministério da Saúde”, afirmou.

Com relação à gripe, qualquer pessoa acima dos seis meses de idade pode receber a dose da vacina. A vacina disponibilizada é trivalente, que age na proteção contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação no hemisfério sul (H3N2 Darwin, H1N1, e a Victoria B). A vacinação contra a influenza permite, no decorrer do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.