Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Imunização contra a gripe encerra no dia 30 de junho; em Londrina mais de 145 mil pessoas já se protegeram através da vacina

A partir da próxima segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe para o público adulto passará a ser feita através de agendamento prévio. Os interessados em se imunizar contra os três principais tipos de vírus Influenza devem telefonar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e agendar um horário de atendimento.

A intenção é que os adultos possam marcar um horário, sem sair de casa, evitando com isso a aglomeração nas unidades básicas. “O adulto que ainda não tomou a vacina da gripe tem que entrar em contato com a UBS mais próxima e fazer o agendamento, durante o horário normal de atendimento. Se, por acaso, a unidade mais próxima for aquela que atende exclusivamente doença respiratória, ele pode procurar outra unidade”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes.

Até o momento, 3.529 adultos entre 55 a 59 anos se imunizaram em Londrina. A meta era que 23.206 tivessem tomada a vacina contra a gripe, ou seja, apenas 15,2% do público-alvo adulto compareceu para receber a vacina gratuita.

Contato com as UBS

Para saber os telefones, os horários de funcionamento e os endereços das Unidades Básicas de Saúde, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Londrina, onde encontrará todas as informações sobre esses locais. Quem preferir pode clicar diretamente aqui. A lista completa das UBS está separada por região da cidade.

Crianças

Além dos adultos, outro público que continua sendo o foco da prorrogação da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Isso porque, a meta era imunizar 36.112 crianças em Londrina, porém, até o momento, apenas 14.130 tomaram a vacina. Isso representa menos da metade do público-alvo, ou seja, 39,12% das crianças estão protegidas.

Com a baixa procura pela vacinação, tanto durante a semana quanto aos sábados, a Secretaria de Saúde estuda novas estratégias para atingir as crianças de 6 meses a menores de 6 anos. “Estamos avaliando a possibilidade e a viabilidade de realizarmos a vacina fora das Unidades Básicas de Saúde, como na Super Creche, por exemplo, para vermos se os pais levarão as crianças para a vacinação, mas isso ainda está sendo estudado e quando definirmos a estratégia divulgaremos”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde.

Ao todo, 145.330 pessoas foram imunizadas contra a gripe na rede pública de saúde de Londrina. Além das crianças e dos adultos mencionados, já receberam a vacina 75.528 idosos, 22.057 profissionais de saúde, 18.533 doentes crônicos, 3.454 professores, 1.755 gestantes, 205 puérperas, 1.656 motoristas de caminhão e 906 de ônibus, 1.121 profissionais de segurança e 418 do sistema prisional, 1.776 pessoas privadas de liberdade e 262 pessoas com deficiência.

A vacina distribuída na rede municipal protege contra três tipos de vírus da Influenza, sendo do vírus da H1N1, H3N2 e Linguagem B/Victoria. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas ajuda aos profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe envolve as três esferas do governo, a União, os Estados e os Municípios e encerra no dia 30 de junho.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.