Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), irá realizar neste sábado (7) um Ato Público, no calçadão de Londrina, para conscientizar a população sobre o Lúpus. Das 8h30 às 12 horas, haverá entrega de folders para a população, informando sobre Lúpus e outras doenças. A iniciativa faz parte das atividades da Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso, realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e a Associação Feminina É Hora de Viver.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, o objetivo da ação é contribuir com a informação das pessoas. “O Lúpus ainda é uma doença pouco conhecida da população em geral. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, o que dificulta o diagnóstico e também o tratamento, por isso a importância de iniciativas que divulguem e informem. E a Secretaria participa, principalmente, devido ao alto índice de mulheres atingidas pela doença”, afirmou.

Estudantes de Farmácia ligados ao CRF Júnior também participam do Ato, realizando aferição de pressão e dando orientações. A supervisora do CRF Seccional Londrina, Maria Madalena Gomes Sbizera, reforçou a importância de levar o tema para a comunidade, pois embora o Lúpus não seja uma doença rara, é pouco conhecido. “A função da farmácia é disponibilizar medicamentos de forma correta, e orientar a pessoa a buscar o atendimento de médico especialista. Muitas vezes, os casos de Lúpus são mascarados por sintomas que se parecem com uma alergia de pele ou intoxicação. E sem o atendimento correto, há risco de automedicação”, explicou.

A supervisora informou que o médico reumatologista é quem realiza o diagnóstico e conduz o tratamento para pessoas com Lúpus. Haverá uma especialista participando da ação deste sábado (7). “A taxa de incidência de Lúpus em mulheres é na proporção de 9 para 1. E em geral, a doença acomete mulheres na idade fértil, entre  15 e 45 anos. Para as pessoas que estiverem no calçadão durante o Ato Público, passaremos estas e outras informações importantes, para que em caso de suspeita elas procurem um médico e obtenham o diagnóstico correto”, ressaltou.

O Ato Público conta com apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina, e do Sindicato Nacional dos Aposentados. A Semana de Conscientização Sobre o Lúpus faz parte das Comemorações Oficiais do Município.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.