Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou ontem (20), o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em Londrina. O Município teve êxito na vacinação do público-alvo, com a aplicação de doses para 105.912 mil pessoas, o que representa cobertura de 89,39%. Dessa forma, o município praticamente igualou a meta de 90%, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) para os grupos prioritários. Ao todo, 157.401 pessoas foram imunizadas contra o Influenza na cidade, quantidade correspondente a 83,64% da meta estipulada, que era de 167 mil pessoas. Esse montante contempla toda a vacinação da campanha oficial e mais as 15.053 doses que foram aplicadas, depois, junto a outros grupos, atendendo a população em geral.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a campanha em Londrina teve resultado satisfatório, com o alcance do índice estabelecido pelo governo federal e oportunizando que muitas pessoas, fora dos grupos prioritários, também pudessem ser imunizadas. “Conseguimos obter no município uma média de cobertura praticamente igual a que foi registrada pelo estado do Paraná, de 90%, que o coloca entre os quatro estados que conseguiram bater a meta estabelecida pelo Ministério. Isso foi possível graças ao trabalho de conscientização que fizemos com a população e as ações descentralizadas que foram feitas após o término oficial da campanha, disponibilizando o estoque restante para toda população”, frisou.

Apenas nas ações realizadas, nos dias 10 e 17 de junho, no Calçadão de Londrina, foram imunizadas 14.515 pessoas nos postos de atendimento, o que, segundo Felippe, representa um novo recorde na cidade de Londrina com relação a ações específicas ligadas a campanhas de vacinação. “A ampliação do atendimento foi uma decisão inédita que ocorreu após uma orientação do prefeito Marcelo Belinati e recomendação do Ministério da Saúde, para que as doses que ainda restavam não ficassem estocadas nas UBSs até o encerramento da campanha. A procura foi positiva e colaborou para que mais pessoas fossem imunizadas”, comentou.

A campanha oficial da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná teve início no dia 17 de abril e terminou em 9 de junho, sendo realizada em Londrina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O Município prorrogou as ações de vacinação até 17 de junho, data em que foi realizada a última ação ampliada para atender toda a população, no Calçadão de Londrina. As doses da vacina de Influenza trivalente de 2017, que contém componentes dos vírus H1N1, H3N2 e Brisbane, foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Números - Do montante total de doses realizadas junto ao público-alvo, 18.739 foram vacinas aplicadas a crianças de seis meses a cinco anos de idade e 66.948 para idosos, que ultrapassaram os 100% da meta de cobertura. Também houve alcance integral quanto aos funcionários do sistema prisional, com 538 doses registradas. Os trabalhadores da saúde, dos serviços públicos e privados, receberam 16.252 doses, o que representa quase 99% da meta.

Foram disponibilizadas, ainda, 26.369 doses para pessoas com comorbidades e vacinadas gestantes (3.409) e puérperas (564), professores  de escolas públicas e privadas (5.561) e a população privada de liberdade (2.037). Receberam a 2ª dose obrigatória para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 1.931 pessoas.

Outras 15.053 doses foram aplicadas à população em geral, incluindo as ações ampliadas no Calçadão e específicas, contemplando 710 motoristas e cobradores de empresas de transporte coletivo, que receberam visitas da Secretaria de Saúde, e 148 doses à população de rua.

Exceção – Ainda podem receber a vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina apenas as crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos que precisam tomar a segunda dose obrigatória da vacina. A segunda dose é voltada a crianças com esta faixa etária que não tomaram a vacina no ano passado e receberam a primeira dose durante a campanha de 2017. A segunda dose deve ser feita com intervalo de 20 dias entre uma aplicação e outra.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.