Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após a campanha, já iniciam as orientações do Dezembro Laranja, lembrando os cuidados com a pele na estação mais quente do ano

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu no último sábado, 26, em todo o Brasil, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. O Paraná contou com dez postos de atendimento gratuito à população, sendo três em Curitiba. Foram atendidas 2.247 pessoas e dessas 283 foram encaminhadas para avaliação com suspeita de câncer de pele (abaixo quadro por posto de atendimento). “A campanha foi ótima, conseguimos alertar a população e conscientizar as pessoas na medida do possível, para mudarem de hábitos visando a prevenção do câncer de pele”, avaliou a presidente da SBD-PR, Dra. Lígia Márcia Mário Martin, que participou da campanha em Curitiba.

No próximo mês, inicia o verão e em vários países do mundo ocorre o Dezembro Laranja – uma campanha com monumentos iluminados de laranjado para alertar sobre os malefícios do sol. A SBD relembra a importância de continuar a prevenção contra o câncer de pele e outras doenças que afetam o maior órgão do corpo humano. A presidente da SBD-PR ressalta que é necessário redobrar o cuidado. “Não basta apenas passar o filtro solar, é importante usar roupas leves, ingerir bastante água, usar chapéu, ficar à sombra, tomando medidas preventivas para não prejudicar a sua pele”, reforça a dermatologista.

Campanha nacional

Desde a implementação, em 1999, a campanha de atendimento da SBD já atingiu mais de 530 mil pessoas. Em 5 de dezembro de 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.

“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante também reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o Dr. Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre o câncer da pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica

B= bordas irregulares

C= alteração de cor

D= diâmetro maior que 6 mm

E= evolução ou modificação da lesão

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, também disponível no site www.controleosol.com.br/calculadora.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar. A SBD lembra que a melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que nem o autoexame, nem a calculadora de risco, substituem a consulta ao dermatologista da Instituição. 

 DIA C CONTRA O CÂNCER DA PELE/2016 

BALANÇO GERAL DO PARANÁ  

POSTOS CREDENCIADOS

TOTAL DE ATENDIMENTOS

Casos encaminhados para avaliação

HC/Curitiba

205

22

EVANGÉLICO/Curitiba

70

13

SANTA CASA/Curitiba

205

22

LONDRINA

335

47

APUCARANA

485

54

CASCAVEL

392

36

FOZ DO IGUAÇU

223

31

MARINGÁ

82

18

PARANAVAÍ

72

15

TOLEDO

172

25

TOTAL

2.241

283

 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.