Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Saúde 24/01/2023  10h25

Maternidade Municipal abre agendamento para gestantes conhecerem a unidade

Serviço está disponível dois dias por semana, no período da tarde, para mulheres a partir do terceiro trimestre; é permitido levar acompanhante

Neste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde vai retomar a agenda de visitas de gestantes à Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. A unidade é referência para partos de risco habitual pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e havia interrompido a iniciativa em 2020, por conta da pandemia. Agora, as mulheres que terão seus partos na Maternidade Municipal e que estão no terceiro trimestre de gestação devem acessar o Portal da Prefeitura, preencher o formulário com dados pessoais e fazer o agendamento on-line com antecedência.

nicialmente, serão recebidas duas gestantes com um acompanhante cada, em dois dias da semana, sempre no período da tarde. O uso de máscara é obrigatório, e os acompanhantes devem ter 18 anos de idade ou mais. Posteriormente, com a conclusão das obras de ampliação e reforma da Maternidade Municipal, os horários podem ser ampliados. Nesta semana, há vagas disponíveis para quinta-feira (26).

Durante a visita, as gestantes têm a oportunidade de conhecer de perto a estrutura do hospital onde nascem 180 crianças por mês, em média, via parto normal e cesárea. A Maternidade Municipal já inaugurou o novo Centro Cirúrgico e nova ala pré-parto, onde as mães são atendidas em um espaço humanizado com suítes individuais, contendo poltrona, amplo banheiro, ar-condicionado e sala de parto com banheira.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a Maternidade Municipal deve finalizar, ainda neste primeiro trimestre, as obras de ampliação e reforma, o que deve repercutir em ainda mais melhorias para acolher as mães e seus bebês. “Temos a missão de oferecer a melhor assistência a todos os londrinenses, desde o primeiro dia de vida. Por isso, investimos tanto na Maternidade, que é a segunda maior maternidade SUS do Paraná, para que as mamães, seus filhos e acompanhantes tenham uma ótima experiência durante esse momento único e especial”, frisou.

No roteiro das visitas, as gestantes vão conhecer os setores por onde vão passar durante o período de internação. Isso inclui a enfermaria pré-parto, salas de parto, a unidade do recém-nascido e puerpério com alojamento conjunto, que mantém a mãe com seu bebê durante toda a internação.

De acordo com a psicóloga da Maternidade Municipal, Daisy Oliveira Menck, durante a passagem pela unidade os visitantes serão recebidos e acompanhados por psicóloga e enfermeira, com estimativa de uma hora de duração. “A visita à Maternidade visa proporcionar a vinculação da gestante ao hospital onde poderá ser realizado seu parto, para que ela se sinta segura e acolhida neste momento”, explicou.

Menck reforçou que o serviço está disponível para mulheres cuja gravidez já tenha atingido o terceiro trimestre, e elas poderão agendar on-line, incluindo um acompanhante de sua escolha. “É uma oportunidade para conhecer a estrutura da maternidade, os procedimentos da internação ao pós-parto, e esclarecer dúvidas”, completou.

A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai fica na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350, próxima ao Terminal Rodoviário de Londrina. Seu funcionamento é 24 horas, todos os dias da semana.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.