Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso confirmou a primeira morte de uma pessoa infectada pelo vírus H1N1 no estado este ano. A vítima, um homem de 73 anos, morava em Cuiabá e morreu no dia 20 de fevereiro, após passar nove dias internado em um hospital da capital. O resultado dos exames laboratoriais confirmando a gripe A (H1N1) como a causa da morte só ficaram prontos dias depois e só hoje a secretaria tornou público o caso. O nome da vítima não foi divulgado.

Mais 34 casos suspeitos foram notificados desde janeiro. Cinco foram descartados. Os demais estão em análise. A assessoria da Secretaria de Saúde informou que, até o momento, não cogita antecipar a campanha de vacinação contra a doença, preferindo seguir a campanha nacional do Ministério da Saúde, que terá inicio no dia 30 de abril.

Outros estados

Geralmente, os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, mas, este ano, casos graves da doença começaram a ser registrados mais cedo e passaram a ser verificados em várias partes do país.

Em Santa Catarina, foi confirmado mais um óbito causado pela gripe A. A morte de um homem de 46 anos, em Brusque, é a quarta morte provocada pela doença registrado no estado este ano.

Em São Paulo, até o último dia 22, já haviam sido confirmadas 38 mortes por complicações atribuídas ao vírus H1N1 – de um total de 42 óbitos causados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O elevado número de casos levou a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo a antecipar para a próxima semana o início da vacinação de 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e da região metropolitana.

Em Goiás, o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, reconheceu, ontem (29), que a cidade de Rio Verde, a 220 quilômetros de Goiânia, enfrenta “um surto” de casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – da qual, a manifestação mais grave é a gripe A (H1N1). Vince e cinco mil doses da vacina contra a influenza utilizada na campanha de 2015 estão sendo distribuídas para os postos de saúde de Rio Verde a fim de que seja realizada a vacinação emergencial.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e indisposição. Segundo especialistas, é importante adotar alguns cuidados de higiene básicos para evitar a propagação da doença, como lavar as mãos regularmente, usar álcool em gel e evitar aglomerações sempre que possível.

Agência Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.