Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Brasil, a importação da substância foi autorizada em 2014 e os pacientes já podem ter acesso ao tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

O Canadá foi o primeiro país do mundo a autorizar o uso medicinal da maconha, em 1997. Desde então, foram desenvolvidos muitos estudos sobre as substâncias contidas na planta e os benefícios no tratamento de doenças. Entre as descobertas, está o canabidiol (CBD), com propriedades que auxiliam, principalmente, no controle de doenças neurológicas em que o paciente não responde ao medicamento farmacêutico tradicional, como a epilepsia refratária, desordem cerebral que gera convulsões repetidas.

“Quando não tratada, além de ter risco de morte, a epilepsia causa diversos danos ao cérebro que reduzem ou prejudicam o desenvolvimento físico e mental dos pacientes. Por isso, para os casos graves, pode haver indicação do canabidiol. Há registros de pacientes que tinham mais de 50 ataques de epilepsia por dia e, após iniciar o tratamento, ficaram cerca de dois meses sem manifestar o problema”, revela o médico Stuart Titus, CEO da Medical Marijuana, Inc, empresa pioneira na fabricação de medicamentos à base da substância extraída da cannabis. Os significativos resultados em estudos científicos e clínicos permitiram a importação do canabidiol em mais de 40 países. Só nas Américas do Sul e Central, quatro países já autorizaram o tratamento: Brasil, Porto Rico, México e Paraguai. Atualmente, o governo brasileiro inclusive subsidia o medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Redação:J.U

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.