Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Experiência brasileira será referência para Argentina, Paraguai e Uruguai. Países assinaram documento que permitirá a transferência de tecnologia

Ministros da Saúde do Mercosul, reunidos em São Paulo (SP), na sexta-feira (1°/11), assinaram acordo que permite a transferência de tecnologia para a criação e ampliação de programa de Banco de Leite Materno nos países do bloco. A experiência brasileira servirá de referência para Argentina, Paraguai e Uruguai.

“O leite humano é superior a qualquer tipo de fórmula. Para cada litro de leite oferecido para as crianças prematuras, é possível diminuir dois dias de permanência na UTI neo-natal e a alta hospitalar é mais precoce, pois as crianças ganham peso mais rápido e ficam mais resistentes”, destacou o ministro da Saúde do Brasil, Luis Henrique Mandetta.

No encontro, os representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai compartilharam experiências e debateram ainda outros temas do cenário de saúde sul-americano, como perfis epidemiológicos e aumento da cobertura vacinal. Os quatro ministros também assinaram acordos que estabelecem intercâmbio de conhecimentos no combate a doenças como as hepatites virais, agravos e doenças não transmissíveis, saúde sexual e saúde reprodutiva.

Os presentes também destacaram a importância de uma ação conjunta para compra de medicamentos de alto custo. “No âmbito das Américas, o Brasil compra medicamentos muito mais barato porque compramos para mais de 200 milhões de habitantes. Começamos a construir uma plataforma de compras, mas é um caminho que envolve ações das agências de vigilância, aduana, rotulagem e a questão de transparência de preços”, lembrou o ministro da Saúde do Brasil.

Banco De Leite Materno

A experiência brasileira com a rede de Banco de Leite Materno também foi compartilhada durante a reunião. O Brasil possui a maior e mais complexa rede do mundo, sendo referência internacional para mais de 20 países por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia.

São 225 Bancos de Leite Humano, cada um dos 26 estados e DF possuem pelo menos um. Existem ainda 212 postos de coleta, além da coleta domiciliar em alguns estados.

Em 2019, o Brasil assinou uma declaração em que os países do BRICS se comprometeram a unir esforços para criar a primeira Rede de Bancos de Leite Humano do BRICS

Vanessa Aquino/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.