Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Repasse de informações de estados e municípios ao Governo Federal ajuda a direcionar ações. Força-tarefa no DF conta com mais de 270 agentes

O Ministério da Integração Nacional (MI) reforçou a importância do alinhamento entre os governos federal, estaduais e os municípios no combate ao mosquito Aedes aegypti. Na segunda-feira (25/1), em Brasília (DF), o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil da pasta, Adriano Pereira, visitou a sala de coordenação para as ações combate no Distrito Federal.

"O repasse de informações dos estados e municípios ao governo federal é muito importante para identificamos os focos do mosquito, calcularmos as necessidades e direcionar o atendimento à população. Só assim poderemos reduzir os casos de doenças transmitidas pelo mosquito no país", afirmou o secretário.

As salas instaladas no DF e nas demais unidades da federação reúnem e enviam, para o Governo Federal, informações atualizadas sobre os casos de microcefalia nos municípios. O gerenciamento e o monitoramento de mobilizações são realizados por meio da Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano de Enfrentamento à Microcefalia, também localizada em Brasília.

A força-tarefa do Distrito Federal é composta por 120 militares do Exército Brasileiro, 50 da Marinha e 100 bombeiros militares. Também integram o grupo agentes locais de defesa civil, vigilância ambiental, fiscalização, limpeza urbana e obras da unidade da federação. As ações incluem inspeção de imóveis, orientação da população, tratamento de focos do mosquito e limpeza de telhados de paradas de ônibus.

Também participaram da solenidade o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF e dos demais órgãos envolvidos nas ações.

Apoio da população

O secretário Adriano Pereira também destacou que a população pode contribuir no combate ao Aedes aegypti. “É fundamental que as pessoas auxiliem os agentes de saúde, militares e voluntários envolvidos nesta campanha, não só no monitoramento como na remoção dos focos do mosquito. Unidos podemos acabar com a incidência do Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue, chikungunya e zica”, afirmou.

Adriano Pereira lembrou que, além dos agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MI, o Governo Federal disponibilizou o apoio do Exército, da Marinha e da Força Aérea. E acrescentou que não existe contingenciamento para as ações. “O combate ao Aedes aegypti é prioridade do Governo Federal”, finalizou Adriano Pereira.

Asimp/ Ministério da Integração Nacional

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.