Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

além do Zika  a microcefalia pode ser causada por Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.
 

O Ministério da Saúde confirma 1.326 casos de microcefalia em todo o país. Os dados fazem parte do Informe Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (11).
No total, foram notificados 7.438 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, 2.679 casos foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não infecciosas. Outros por  não se enquadrarem na definição de caso.

Foram confirmados casos em 484 municípios, localizados em 25 unidades da federação. Não existe registro de confirmação apenas nos estados do Acre e de Santa Catarina. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

No mesmo período, foram registrados 262 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 56 foram confirmados para microcefalia.
A deformação pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

As orientações para as gestantes é que adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti. Com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.