Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte Central paranaense, emitiu ontem, 1º de agosto, recomendação administrativa dirigida ao prefeito e ao diretor-superintendente da Autarquia Municipal de Saúde para que sejam adotadas providências para resolver a falta de recursos humanos nos serviços de saúde do município. O documento ressalta que há um deficit de 904 servidores nessa área.

Desde setembro de 2014, o Ministério Público do Paraná instaurou 38 procedimentos administrativos relacionados ao problema, a partir de reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde e de informações de diferentes fontes, inclusive o Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná. Audiência pública realizada em dezembro do ano passado já indicava a grande falta de profissionais de saúde na cidade.

Para buscar uma solução ao problema, o MPPR recomenda a contratação, até 31 de janeiro de 2019, de 25% dos profissionais necessários do total de 904 (227 médicos, 91 enfermeiros, 137 técnicos em enfermagem, 375 agentes comunitários de saúde, 23 técnicos de gestão pública, 8 educadores físicos, 10 farmacêuticos, 7 nutricionistas, 8 psicólogos e 18 fisioterapeutas). Outros 25% deverão ser contratados até julho de 2019, e os 50% restantes até 31 de dezembro de 2020.

Os gestores públicos têm prazo de 30 dias para se manifestarem a respeito da recomendação do MPPR.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.