Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar diversas ações de conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos ginecológico e clínico de mamas durante o mês de outubro. As atividades fazem parte do Outubro Rosa e visam prevenir o aparecimento do câncer de mama e de colo de útero.

Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde vão realizar os exames preventivos; palestras; distribuição de materiais educativos; atividades em salas de espera e com os grupos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF); testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites; entre outras.

Além disso, no dia 21 de outubro, das 8h às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D de combate ao câncer de mama e de colo uterino. Neste dia , todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas para receber as mulheres que desejarem realizar os exames preventivos e outros que forem necessários para complementar o diagnóstico também serão solicitados pelos médicos.

Estará disponível também a imunização contra o HPV, tanto para as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e a população de 9 a 26 anos soropositivas para HIV/Aids e os transplantados. Em caráter excepcional, até 30 de novembro, o governo também disponibilizará a vacinação para a população de 15 a 26 anos, em todas as Unidades de Saúde. Isso porque, sabe-se que o câncer de colo uterino é frequentemente ocasionado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).

Durante o dia D, as interessadas também poderão tomar a segunda e a terceira dose da vacina da dengue. Para a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, a intenção é que cerca de 3 mil mulheres participem e façam os exames preventivos. Isso porque, no ano anterior, durante o mês da campanha, 1.267 cidadãs fizeram mamografias pela rede municipal e 2.857 exames preventivos contra câncer de colo uterino foram colhidos, segundo dados do Sistema de Informação de Câncer do Ministério da Saúde (SISCAN).

A coordenadora de Saúde da Mulher contou que anualmente, é histórico a intensificação, durante o mês de outubro, das ações em prol da saúde da mulher de forma integral, com orientações, exames, diagnósticos e tratamento às infecções sexualmente transmissíveis, e a intensificação das agendas nas unidades básicas, além de atividades nos grupos dos NASF. “Nossa intenção é termos a participação de pelo menos cerca de 2.500 a 3.000 mulheres como aconteceu no passado, pois o foco das ações é a prevenção, o diagnóstico e o tratamento em tempo oportuno”, explicou

Para isso, as Unidades Básicas de Saúde abrem mais horários para a realização dos exames preventivos, mamografias e quando necessários de ultrassom. As mulheres de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente as que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.

Dados sobre ro câncer - Em Londrina, segundo os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de janeiro a junho deste ano, 33 mulheres residentes na cidade vieram a óbito devido ao câncer de mama, 10 faleceram por causa do câncer de colo de útero, outras nove devido ao câncer no corpo de útero e sete porque tiveram câncer de ovário.

Durante o ano de 2016 inteiro, o sistema registrou a morte de 56 mulheres devido ao câncer de mama, 19 por causa do câncer de colo de útero, cinco com câncer no corpo do útero, outras cinco no útero mas não especificado e 26 devido ao câncer de ovário.

Como os número apresentam, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), ele corresponde a cerca de 30% dos casos novos registrados anualmente. Além disso, as estatísticas indicam um aumento da incidência do problema no mundo inteiro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, é importante que se debata e realize ações em prol da prevenção e conscientização da necessidade dos exames para que esses números não aumentem ainda mais. “Considerando que tanto o câncer de mama quanto o uterino são passíveis de prevenção, é importantíssimo estimularmos as mulheres a realizarem o autoexame das mamas e os exames preventivos, porque com o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno elas têm altas taxas de cura, podendo chegar a 100%.  No município, a Atenção Primária desempenha diversas ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde para todos os ciclos de vida e família e, em outubro, enfocamos prioritariamente às mulheres”, explicou o secretário de saúde.

Cronograma das ações - De acordo com a coordenação de cada Unidade Básica de Saúde serão desenvolvidas diversas ações, como mostra o cronograma abaixo.

UBS Novo Amparo - A Unidade Básica de Saúde do Novo Amparo abrirá agenda com horas extras para a coleta do preventivo, somando 45 vagas a mais. Além disso, os profissionais da saúde entregarão panfletos explicativos nos grupos de atividade física, de saúde da coluna e de crochê. A comunidade também poderá participar no dia 20 de outubro, das 8h30 às 11h30, do “Dia da Saúde no Novo Amparo”, onde as mulheres poderão fazer o exame clínico das mamas, solicitar mamografias e ultrassonografia quando o médico considerar necessário e testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis. Todas receberão lembrancinhas. A unidade fica na Avenida Prefeito Milton Ribeiro Menezes, 55 e funciona das 7h às 19h. O telefone para contato e agendamento de exames é (43) 3379-0741.

UBS Maria Cecília - A Unidade Básica de Saúde do Maria Cecília intensificará a agenda para coleta do exame preventivo de câncer de colo de útero, colocará banner e materiais informativos na sala de espera, fará palestra para os usuários, distribuirá laços em cetim alusivos ao Outubro Rosa para todos os servidores e enfeitará o local com balões para lembrar as jovens e adultas a realizarem consultas preventivas. A unidade fica na Rua Eugênio Gayon, 835, no Maria Cecilia. Para agendar horário basta telefonar para (43) 3379-0732. A UBS funciona das 7h às 19h.

UBS Vila Nova - A Unidade Básica de Saúde do Vila Nova fará atividades com a comunidade do bairro. No dia 26 de outubro, das 8h às 12h, os profissionais vão até a empresa Sávio Sorvetes e Planet. No local, eles conversarão com as pessoas sobre a importância dos exames e farão o agendamento para o exame clínico das mamas e coletas de preventivo para as mulheres. A UBS fica na Rua Cabo Verde, 150. O telefone para contato é (43) 3379-0771.

Mutirão de Teste Rápido - Do dia 16 a 19 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a Secretaria de Saúde também fará um mutirão de Teste Rápido para a detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV.O exame ajuda no diagnóstico precoce das doenças e faz parte de um trabalho de prevenção. O procedimento leva cerca de 30 minutos, além do tempo de orientações.

A primeira etapa para o teste é o aconselhamento à pessoa que fará o exame. Em seguida, é coletado o sangue e, com o resultado em mãos, o profissional de saúde retoma a conversa com o paciente. Todos recebem atendimento personalizado e individualizado, com orientações sobre comportamentos de risco, a importância de hábitos saudáveis e de medidas de prevenção, como o uso de preservativos. O teste é gratuito.

Região sul: no dia 16 de outubro, os moradores da área de abrangência das UBS do PIND e do União da Vitória poderão fazer o teste rápido.

Região leste: no dia 17 de outubro, a ação será nas Unidades Básicas de Saúde do Lindóia e Marabá.

Região central: no dia 18 de outubro, a intensificação da coleta dos testes rápidos acontecerá nas UBS Guanabara e CSU.

Região Oeste: no dia 18 de outubro, também serão feitos os testes rápidos nas UBS do Leonor e Alvorada.  

Região norte: no dia 19 de outubro, será a vez das UBS Aquiles e Chefe Newton.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.