Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de agora, além das UBS e CTA, a Maternidade Municipal passa a disponibilizar teste rápido para a doença

A fim de diminuir o número de casos positivos de sífilis no município, a Prefeitura de Londrina elaborou um novo protocolo de combate à doença. Com ele, a partir de agora, a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai passa a realizar testes rápidos para a detecção de sífilis. Além dela, todas as maternidades, pública ou privadas, deverão disponibilizar o exame.

Outra recomendação do protocolo ministerial refere-se às questões medicamentosas para o tratamento da sífilis. A partir do treinamento de todos os profissionais da rede municipal, começará a valer a dosagem única e máxima para todos os estágios da enfermidade. Além disso, para o Ministério da Saúde, a sífilis passa a ser tratada como Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e não mais como doença.

Segundo o enfermeiro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Edvilson Cristiano Lentine, é importante implementar o novo protocolo, porque o índice de sífilis na população tem aumentado, assim como das doenças sexualmente transmissíveis. “É preciso alertar os profissionais da saúde para que solicitem os exames e testes rápidos até mesmo para descartar possíveis doenças como a sífilis, pois, caso o resultado seja positivo, com o diagnóstico precoce da doença é possível proporcionar um tratamento adequado e uma qualidade de vida melhor para o paciente.”

A sífilis é uma doença bacteriana contraída por meio de relações sexuais sem preservativo. Em Londrina, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2013, foram notificados 47 casos. Já em 2016, o número subiu para 184 casos. Nas gestantes, cerca de 27% estão na faixa etária entre 15 e 19 anos, 65% estão entre 20 e 34 anos, quase 7% têm 35 a 49 anos e 1,5% de 10 a 14 anos. O principal meio de prevenção é o preservativo masculino ou feminino (camisinha), que possui distribuição gratuita na rede de saúde.

Os testes rápidos podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no CTA, que funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, na Alameda Manoel Ribas nº 1. As gestantes também podem fazê-lo na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, que fica na Rua Jacob Bartolomeu Minatti, 350, na Vila Casoni.

O novo protocolo municipal foi elaborado durante o II Fórum da Região de Londrina de Prevenção em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS - 1ª Mostra de Experiência em IST/AIDS/Tuberculose/Hepatites Virais e está em fase de finalização pela Universidade Estadual de Londrina. O documento foi elaborado em parceria com a 17ª Regional de Saúde, com a Diretoria de Atenção Básica, de Saúde Coletiva, CTA e o Setor de Epidemiologia. Ele segue as recomendações do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para a Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis 2015, do Ministério da Saúde.

N.com

 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.