Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (2), uma solenidade para oficializar o convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que constitui a Farmácia Escola da UEL como novo ponto de dispensação de medicamentos gratuitos para a população de Londrina. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participou da cerimônia representando o prefeito Marcelo Belinati. O evento reuniu, na sede Farmácia Escola, diretores, professores, servidores e estudantes da UEL, além de representantes da Saúde.

Com a parceria estabelecida entre o Município e a UEL, através de convênio assinado em janeiro de 2017, qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ter acesso, na Farmácia Escola, aos medicamentos básicos padronizados que integram a Relação Municipal de Medicamento (Remume), da SMS. Inicialmente, o Município está disponibilizando ao órgão cerca de 60 medicamentos diferentes. Entre os itens estão remédios para hipertensão, colesterol, diabetes, antibióticos e medicamentos de maior uso nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Novos medicamentos poderão ser acrescentados à lista em breve, o que poderá ocorrer conforme a demanda identificada no período inicial do serviço. Para retirar os medicamentos, que já estão disponíveis na Farmácia Escola, os pacientes devem residir em Londrina e apresentar no local a Carteira Nacional de Saúde, receita médica e documento de identidade.

De acordo com Felippe Machado, a ampliação do acesso aos medicamentos básicos para os usuários do SUS, com mais um ponto de dispensação, irá beneficiar os pacientes que utilizam os serviços do Hospital de Clínicas e do ambulatório do Hospital Universitário, além de qualquer pessoa que estiver em trânsito no campus da UEL, encurtando o tempo de acesso ao medicamento, sem a necessidade de deslocamento até uma UBS. “A iniciativa também vai possibilitar um cenário real de prática de farmácia aos estudantes do curso, que terão um estágio acompanhado mais completo e próximo da realidade da saúde pública. Acreditamos que qualquer melhoria do SUS passa pelas parcerias de ensino-serviço e essa iniciativa vem para consolidar a relação institucional entre o Município e a UEL”, disse.

Machado ainda ressaltou que a comunidade sairá ganhando, tendo à disposição um atendimento de qualidade e diferenciado, com a supervisão e suporte de profissionais da área. “Para dar início a esse serviço, disponibilizamos nosso sistema informatizado que hoje é utilizado na dispensação de medicamentos na rede básica de Londrina. Todos nós sabemos que existem muitas dificuldades na gestão da saúde pública e as melhorias passam por esse tipo de parceria. A UEL tem um papel fundamental nesse processo e esperamos que essa seja apenas uma de muitas outras parcerias que serão feitas em prol da saúde de Londrina”, destacou.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, disse que o convênio firmado com a Prefeitura de Londrina é muito importante para a cidade, uma vez que permite a união da produção científica da universidade com a prestação de serviços à população. “A concretização dessa parceria fortalece o compromisso social da instituição com Londrina, possibilitando a oferta de medicamentos gratuitos, atendimento de qualidade e orientação adequada aos usuários. Isso também representa um salto de qualidade na formação dos estudantes. 
Parabenizo todos os envolvidos nessa iniciativa, a equipe da Farmácia Escola e o prefeito Marcelo Belinati, que mostrou confiança em nosso trabalho ao assinar um convênio que deixa as portas abertas para futuras parcerias”, enfatizou.

A coordenadora do colegiado do curso de Farmácia da UEL, Eliana Carolina Véspero, disse que a parceria será imprescindível para a formação profissional dos estudantes que, a partir de agora, ampliam seu campo de estágio na área de dispensação farmacêutica. “Todos os docentes, estudantes e servidores sabem que a consolidação da Farmácia Escola sempre foi um sonho, e hoje iniciamos mais uma etapa que representa um grande avanço. Os usuários também poderão usufruir do serviço, tendo um tratamento diferenciado e com orientação de qualidade”, comentou.

Também participaram da solenidade de oficialização do convênio a pró-reitora de planejamento e diretora do laboratório de medicamentos (LM) da UEL, Cleuza Catsue Takeda Kawabara, e o vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnascialli.

Serviço - Para ter acesso aos medicamentos, os pacientes podem procurar a Farmácia Escola de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas Para mais informações, entrar em contato pelo telefone 3371-5611 ou pelo e-mail farmaciaescola@uel.br.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.