Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jovens na faixa etária de 15 a 27 anos que ainda não receberam a segunda ou terceira dose da vacina contra a dengue podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para serem imunizados, segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Também é possível receber as doses no posto fixo, localizado no Calçadão de Londrina, de segunda a sábado, das 9 às 17 horas.

No último final de semana, na sexta(13) e sábado (14), foram imunizadas 520 pessoas no posto fixo no Calçadão. Além disso, desde o início da campanha, iniciada no dia 20 de setembro, foram aplicadas 17.014 doses, sendo 8.118 segundas doses e 8.896 terceiras, o que representa 27,85% de cobertura da meta prevista de 61.071 doses.

Esta é a terceira etapa de vacinação contra a dengue, cujo objetivo é dar sequência ao esquema de vacinação para quem já tomou a primeira ou a segunda dose nas etapas anteriores. A campanha prossegue até o dia 27 de outubro.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, informou que, até agora, a procura pela vacina tem sido abaixo do esperado. “Como não estamos tendo muitos casos de pessoas com dengue, elas acabam não dando continuidade no esquema de vacinação, por acreditarem que a vacina já fez o efeito necessário. Contudo, sabemos que a imunização é considerada completa após a aplicação de três doses”, avaliou.

Segundo Sônia, as equipes das UBSs têm feito busca ativa do público-alvo em suas residências, mesmo no período noturno e aos sábados, contudo muitos jovens não são encontrados. “Algumas pessoas ficam esperando que as equipes cheguem até eles para serem imunizadas, porém solicitamos que elas não fiquem à espera das equipes e procurem as unidades de saúde para receberem a imunização”, frisou.

Outras ações – Nesta terça(17) e quarta-feira (18), das 8 às 12 horas e das 19 às 22 horas, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde volta à Universidade Norte do Paraná (Unopar) – Unidade Piza, para imunizar os universitários. Na quinta(19) e sexta-feira (20), a ação se repetirá, no mesmo horário, na Unopar - Unidade Catuaí.

Além disso, neste sábado (21), todas as UBSs da área urbana de Londrina estarão abertas em horário especial, das 8 às 17 horas, para realizar o “Dia D” de vacinação contra a dengue ao público de 15 a 27 anos de idade. Neste dia, o posto fixo no calçadão funcionará das 9 às 13 horas, seguindo o horário do comércio local.

Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver. Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina da dengue, aplicadas nas etapas de agosto e setembro de 2016, e em março deste ano, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O serviço busca auxiliar aqueles que tenham perdido o comprovante de vacinação e estão em dúvida se receberam ou não a vacina.

Sobre a vacina - As doses são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.