Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os tamaranenses que estão com a vacina contra o sarampo desatualizada terão neste sábado (30) mais uma oportunidade para se proteger desta doença altamente transmissível que já contaminou 429 pessoas no Paraná em 2019*. Deste grupo de infectados, nove são de municípios da 17ª Regional de Saúde – área a qual Tamarana pertence.

O Dia D integra a campanha nacional de vacinação para combater o sarampo. A segunda etapa da iniciativa teve início em 18 de novembro e é focada em ampliar a cobertura vacinal do grupo de risco de 20 a 29 anos de idade.

Durante a data, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Plínio Pereira de Araújo, na região central, estará aberta das 8h às 17h. Pessoas de outras idades que não estiverem com a vacina em dia também serão atendidas. Os usuários têm de levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

Esquema vacinal

Realizada em duas doses, a imunização contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada quando a criança faz um ano de idade. A segunda, aos 15 meses.

Além disso, diante do aumento expressivo de casos da doença no País, tem sido ofertada desde agosto a "dose zero" para crianças de seis meses a menos de um ano.

Quem tem de um a 29 anos e só recebeu uma dose deve completar esse ciclo. Se não tomou nenhuma das duas, não se lembra ou perdeu a carteira de vacinação, é necessário aplicar as duas doses.

Já para o público de 30 a 49 anos que não tomou nenhuma das duas doses, não se lembra ou perdeu a carteira de vacinação, é preciso somente uma dose.

Em pessoas maiores de 50 anos, a dose contra sarampo é indicada apenas quando ocorre bloqueio vacinal depois da exposição a casos de suspeita da doença ou confirmados.

Mais serviços no Dia D

Além de ofertar a melhor forma de proteção em relação ao sarampo, a unidade Plínio Pereira de Araújo estará aberta para atualizar demais vacinas da população. Ainda haverá atendimento por livre demanda destinado para as mulheres que precisam fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero. Mais informações são dadas pela própria equipe da UAPS, no telefone 3398-1983.

* Dados do Informe Epidemiológico divulgado no último dia 20 pela Secretaria da Saúde do Paraná.

Lucas Marcondes Araújo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.