Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os primeiros 60 agentes de controle de endemias, contratados temporariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciam o trabalho nesta quarta-feira (20). A equipe vai passar por um período de treinamento prático, sob orientação de supervisores, com duração média de 15 a 30 dias. Durante este período, eles sairão a campo em duplas, compostas por um novo agente e um servidor supervisor, onde farão as abordagens, entrevistas e vistorias nas casas.

Devido ao Alerta Epidemiológico contra a dengue, decretado em Londrina em novembro de 2015, a equipe de endemias do município, composta por 251 servidores, e mais aos novos contratados, irá se dividir para atuar em dois períodos, das 8 às 14 horas e das 12 às 18 horas. Eles vão trabalhar em todas as regiões da cidade. Os novos agentes ficarão lotados preferencialmente na região em que moram e irão atuar com foco no controle do mosquito Aedes Aegypti.

Ao todo, 120 candidatos foram convocados pelo processo seletivo, realizado em dezembro de 2015. Os demais estão em fase de contratação, realizando exames admissionais e perícias. A previsão é de que eles iniciem o trabalho no dia 1 de fevereiro.

Durante a segunda (18) e terça-feira (19), os agentes passaram por treinamento teórico de capacitação, onde aprenderam temas básico como: o que é endemias e quais endemias eles irão combater, o que é e como fazer o Levantamento de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAA), o que é um criadouro, medidas de controle, inseticida, técnica de visita, equipamento de segurança, entre outros tópicos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, os novos agentes vão reforçar o trabalho já executado pelos servidores da pasta, no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Para a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Diana Martins, o trabalho dos agentes é de grande importância para evitar uma epidemia de dengue hemorrágica. “O momento não é de tranquilidade e sim de alerta. Por isso, vamos trabalhar intensamente para evitar uma epidemia e pedimos que a população contribua, permitindo que os agentes façam as vistorias em suas casas e sigam suas orientações”, disse.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.