Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para envolver um número cada vez maior de pessoas no combate ao Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde está concretizando novas parcerias. Além dos trabalhos já realizados com diversas instituições, agora a Força Sindical do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) também estão na luta contra a dengue. 

“Estamos buscando novas parcerias todos os dias para que a mensagem sobre os cuidados com a dengue, zika e chikungunya cheguem a toda população do Estado. É o momento de unir nossos esforços para fortalecer e intensificar as ações”, destaca o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

As mobilizações em fevereiro envolveram os 399 municípios do Paraná. No sábado de Carnaval (6), os cidadãos paranaenses foram convidados a parar o que estavam fazendo e agir para acabar com os focos de água parada em suas residências ou locais de trabalho. 

O Exército brasileiro atuou junto aos órgãos estaduais e municipais de saúde no último sábado (13) e visitou 89 mil locais em 19 cidades do Estado. No Dia Nacional da Conscientização foram removidos 810 focos e quase 1 milhão de panfletos educativos foram distribuídos à população. 

“Independente dos dias reservados às campanhas e mobilizações, contamos sempre com o apoio dos paranaenses. Todos precisam estar sempre atentos e manter o cuidado constante para eliminar os possíveis focos do Aedes aegypti”, reforça Caputo Neto. 

CASOS – O número de casos de dengue no Paraná teve um aumento de 20% na comparação com o último informe técnico divulgado na semana passada. O boletim, atualizado nesta terça-feira (16), contabiliza 5.541 casos, sendo 1.070 novas confirmações. 

Houve um aumento no número de cidades em epidemia. Agora, Foz do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu, ambas na região Oeste do Paraná, também fazem parte da lista ao lado de outros 13 municípios. No total, 191 municípios já confirmaram casos da doença. 

ZIKA – O novo informe técnico confirma 48 casos de zika vírus no Paraná. Nove casos autóctones (um em Londrina, um em Nova Prata do Iguaçu, dois em Maringá, dois em Paranaguá e três em Colorado) e 15 importados (um em Alto Piquiri, um em Campo Magro, um em Cianorte, um em Jussara, um em Matinhos, um em Rancho Alegre e nove em Curitiba). Outros 24 casos seguem em investigação para determinar se são autóctones ou importados. 

CAMPANHA – Instituições interessadas em ajudar na campanha podem solicitar folhetos impressos com orientações para controle da infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O material deve ser previamente reservado pelos telefones (41) 3330 4423/4424 e retirados no prédio central da Secretaria Estadual da Saúde (Rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, em Curitiba), em horário comercial. 

A versão digital pode ser acessada pelo site www.saude.pr.gov.br. É só clicar no banner ‘O perigo aumentou – Dengue, Zika e Chikungunya’, na parte superior da página, e fazer o download do cartaz, folheto, vídeo e spot da campanha. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.