Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

São 482.102 pessoas curadas da doença e 448.292 casos ativos. As informações estão atualizadas até as 17h30 da quinta-feira (18)

O número de pessoas curadas do coronavírus já é 7,5% maior que os casos ativos no Brasil. Na quinta-feira (18), o Ministério da Saúde registrou 482.102 pessoas recuperadas da doença, número que representa praticamente a metade do total de casos acumulados no país (978.142). Outros 448.292 pacientes estão em acompanhamento médico, ou seja, são os casos atualmente ativos. As informações estão atualizadas até as 17h30 e foram enviadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Outra boa notícia é que os números de casos e óbitos começaram a se estabilizar e começam a entrar em queda no país. "Já estamos observando, nas últimas 3 ou 4 semanas, uma tendência de diminuição de casos e mortes. O número de pessoas curadas também já é quase metade dos casos confirmados (49,3%), o que nos dá uma posição bastante interessante da recuperação dos nossos pacientes", destacou o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, durante coletiva de imprensa em Brasília.

Acompanhe o panorama de casos e óbitos por COVID-19 no Brasil

Os bons resultados são reflexo dos esforços constantes e diários feitos pelo Governo do Brasil, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. Dessa forma, a pasta tem enviado recursos extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.

De janeiro a junho, o Ministério da Saúde enviou R$ 49,4 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, sendo R$ 9,6 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Também já foram comprados e distribuídos 11,3 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus, 115,2 milhões de EPIS, 10,6 milhões de testes de diagnóstico para COVID-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias no meio dos casos de coronavírus. O Ministério da Saúde, em apoio irrestrito a estados e municípios, também tem ajudado os gestores locais do SUS na compra e distribuição de ventiladores pulmonares. A pasta já entregou 4.435 equipamentos para todos os estados brasileiros de maio até hoje.

As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade. Neste momento, o Brasil registra 978.142 casos confirmados da doença, sendo 22.765 registrados nas últimas 24h. Atualmente, 4.590 municípios brasileiros (82,4%) já têm circulação do coronavírus, no entanto 80% deles registram de 1 a no máximo 100 casos.

O mesmo acontece em relação aos óbitos. Hoje, 2.165 municípios (38,9%) registram mortes por COVID-19, mas cerca de 1.600 têm de 1 a 10 confirmações. Atualmente, o Brasil tem, no acumulado, 47.748 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h, foram registradas 1.238 mortes nos sistemas oficiais do Governo do Brasil, sendo que a maior parte aconteceu em outros períodos, mas tiveram conclusão das investigações com confirmações das causas por COVID-19 apenas neste período. Do total de registros, 503 óbitos ocorreram, de fato, nos últimos três dias. Outros 3.982 casos seguem em investigação.

Gustavo Frasão, da Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.