Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por se tratar de uma doença com sintomas parecidos ao do resfriado e da gripe, a confirmação de que a pessoa está com coronavírus só pode ser feita após o diagnóstico com a coleta de materiais respiratórios. É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus

Por se tratar de uma doença com sintomas parecidos ao do resfriado e da gripe, a confirmação de que a pessoa está com coronavírus só pode ser feita após o diagnóstico com a coleta de materiais respiratórios. É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus. As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública. Caso a pessoa esteja com a doença alguns cuidados deve ser tomados, como explica a médica pneumologista da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Patrícia Canto Ribeiro.

“Não dormir na mesma cama. Se for possível dormir em outro cômodo é o ideal. Se não for possível, manter uma distância de um metro e meio até dois metros e nunca dormir na mesma cama que a pessoa infectada. Não dividir, não compartilhar pratos, copos, talheres. A pessoa deve estar usando aquele seu naquele momento, não dividir no meio das refeições com outras pessoas. Higienizar a casa com água e sabão, água sanitária, principalmente as partes que são comuns, que o doente também vai usar, como banheiro. Manter a casa sempre bem aberta e, se puder, deixar entrar um sol, se a casa tiver uma boa ventilação é o ideal”.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro e objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros. Por isso, não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos e faça uso do álcool em gel depois de manusear objetos e equipamentos. A melhor forma de evitar o coronavírus é se protegendo. Se você tem dúvida se está com coronavírus, basta ligar para 136 ou acessar no chat pelo site saude.gov.br/coronavírus.

Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.