Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Unidades Básicas de Saúde prepararam uma série de ações para conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino

Em apoio à campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce destas doenças.

Fachadas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e órgãos públicos de Ibiporã estão decoradas com faixas cor-de-rosa em apoio ao movimento internacional.

As unidades de saúde também estão com uma programação especial durante o mês, realizando exames preventivos de mama e colo uterino em horários diferenciados, teste rápido para sífilis e hepatites virais, palestras e atividades educativas.

O lançamento da campanha em Ibiporã será no próximo sábado (05), no Centro de Saúde Doutor Eugênio Dal Molin (Centro). Neste dia, das 8 às 13 horas, haverá uma programação especial voltada às mulheres, tais como exame citopatológico de colo de útero (preventivo), exame clínico das mamas e solicitação de mamografia para a faixa etária de 50 a 69 anos (faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde para rastreabilidade), realização de teste rápido de sífilis e hepatites virais, auriculoterapia e ações educativas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A Secretaria de Saúde recomenda que as mulheres residentes na área urbana agendem os exames durante a semana para facilitar o atendimento no sábado. As pacientes que não estão referenciadas no Centro de Saúde devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para se informar sobre a programação.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Em 2019, a campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: juntos, sem medo". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. “O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz dos cânceres de mama e colo do útero. Quando identificados cedo podem ser tratados, impedindo que o tumor alcance outros órgãos”, ressalta a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, Tissiane Soares Seixas de Mattos.

O que é o câncer de mama?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

O que é o câncer do colo do útero?

É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Principais sintomas:

Câncer de mama

- Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

- Alteração na forma ou tamanho da mama;

- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

- Saída de secreção pelo mamilo

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Fatores de risco:

Câncer de mama

- Ter mais de 50 anos;

- Maternidade tardia;

- Tratamento com hormônios femininos;

- Histórico familiar;

- Uso de álcool e fumo

Câncer do colo do útero

- Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros;

- Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados)

- Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais

Prevenção e diagnóstico precoce

Câncer de mama

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, tais como:

- Alimentação saudável;

- Atividade física;

- Controle do peso corporal;

- Não consumir bebida alcoólica e cigarro

- Exame clínico das mamas: anualmente;

- Mamografia de rastreamento: mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames.

Mulheres do grupo de risco, a partir dos 35 anos, devem começar a fazer o exame anualmente. Consulte a equipe de saúde para saber se você faz parte deste grupo.

Câncer do colo do útero

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

Vacinação contra o HPV

O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Exame preventivo

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

Idade de realização dos exames:

- Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade;

- Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser feito a cada três anos;

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.