Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Exposição “Mulheres no Espelho” acontece em seis espaços de São Paulo e tem objetivo de informar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e promover o aumento da autoestima em mulheres

Aos 37 anos, a dona de casa Ana Maria Ferreira do Nascimento descobriu um câncer de mama. “Em nenhum momento deixei de lutar, porque sempre pensava na minha filha que na época tinha apenas 4 anos, foi difícil, mas descobri que a doença não é o fim é um recomeço”, conta emocionada. Ana Maria é uma das dez mulheres que venceram o câncer de mama e que participam da megaexposição “Mulheres no Espelho”.

A exposição, organizada pela ONG Instituto Viver Hoje, acontece em seis espaços de São Paulo e reúne doze painéis com fotos incríveis de mulheres que venceram o câncer. A mostra ficará em cartaz de 1 a 31 de outubro na estação de Metrô Paulista e nos shoppings Atrium, Raposo e Grand Plaza Shopping. Em novembro estará na estação de Metrô Morumbi e em dezembro na estação Luz do Metrô.

Além de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a mostra promove o aumento da autoestima em mulheres que passaram pela doença.  O público também poderá conferir em vídeos os depoimentos das mulheres sobre os desafios no processo de superação.

Ensaio profissional:

As dez mulheres que participam da exposição foram clicadas por grandes feras da área. Entre eles, os fotógrafos da Galeria da Studio Trend, Simone Silvério (especialista em ensaios de família) e Jaiel Prado (especialista em ensaios de beleza).  Ambos certificados pela conceituada associação americana de fotógrafos profissionais, PPA-Professional Photographers of America. O making of foi realizado pela fotógrafa Carla Durante.

O ensaio aconteceu em Alphavile, na casa da fotógrafa Simone Silvério. As modelos passaram por um dia incrível, com maquiagem, cabeleireiro e vestuário. “Foi um dia muito especial, me senti uma atriz de Hollywood”, contou a acompanhante de idosos Eunice Tôrres, de 56 anos. Ela passou pelo processo de câncer de mama em três etapas, em 2007, 2013 e 2015 e precisou realizar a mastectomia nos dois seios, mas venceu a batalha. “ É um processo difícil, mas é possível vencer. Quero que outras mulheres que estão passando pela doença se inspirem com nossas fotos e nossas histórias”, falou ela, que nessa semana recebeu outra boa notícia, foi chamada pelo SUS para realizar a reconstrução das mamas que esperava há dois anos.

“O ensaio foi muito especial, me senti uma atriz de Hollywood”, Eunice Tôrres. Foto Simone Silvério/Jaiel Prado

Para a fotógrafa Simone Silvério, a expressão de cada uma das mulheres retratadas na exposição é uma mostra que é possível vencer essa luta. “Fotografar essas mulheres é retratar histórias de coragem, fé, beleza e superação. Uma sensação única”, salientou Simone, que pela segunda vez empresta seu olhar para a Campanha. A fotógrafa já é acostumada em atuar em projetos sociais. Em 2019, fotografou crianças com microcefalia causada pela síndrome congênita do vírus da zika, junto com a fotógrafa Andreia Leal.  Também protagonizou, em 2016, ao lado da fotógrafa australiana Anne Geddes, uma Campanha Internacional de Combate à Meningite com os atletas paraolímpicos brasileiros.

ONG

De acordo com Cristina Gomes, presidente do Instituto Viver Hoje, que existe há cinco anos, a exposição “Mulheres no Espelho” tem como meta disseminar a informação e alertar sobre a prevenção da doença. “Pretendemos que não só as mulheres, como também os homens que visitarem essas exposições fiquem atentos sobre a prevenção e disseminem essa informação com suas esposas, filhas, irmãs”, conclui. 

A mostra “Mulheres no Espelho” tem apoio cultural da Viacolor (impressão) e diversos voluntários.

Exposição acontece em seis espaços de São Paulo. Foto Simone Silvério /Jaiel Prado

Câncer da mama é o que mais mata mulheres no mundo:

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil terá para 2020 mais de 66 mil novos casos de câncer de mama. Há muitos tipos de câncer de mama e, portanto, a doença pode evoluir de diferentes formas. A postura atenta em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O que muita gente não sabe é que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos simples como, por exemplo: praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, amamentar, evitar hormônios sintéticos.

Making of da sessão fotográfica. Foto: Carla Durante.

Exposição - Mulheres no Espelho - "Metamorfose"

Data: 1 a 31 de outubro

Locais:

Estação Paulista do Metrô

Grand Plaza Shopping - Av. Industrial, 600 - Centro, Santo André - SP

Shopping Atrium Santo André - Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 - Vila Homero Thon, Santo André, SP 

Shopping Raposo: Rodovia Raposo Tavares, Km 14,5 - Jd. Boa Vista, SP

Data: 2 a 30 de novembro:  Estação Morumbi do Metrô

Data: 1 dezembro a 8 de janeiro de 2021:  Estação Luz do Metrô (Mobilidade – Lilás)

Fotógrafos:

Simone Silvério: Instagram: @simonesilverio

Jaiel Prado: https://www.jaielprado.com/

Carla Durante: http://www.carladurante.com.br/

Instituto Viver Hoje: https://www.viverhoje.org/

Inca: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Cristina Aguilera/Asimp/Mídia Brazil Comunicação Integrada

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.