Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 350 pacientes serão vacinados, entre hoje e amanhã, nas próprias clínicas de hemodiálise;

Ontem (7), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. O secretário de Saúde, Felippe Machado, acompanhou o início da vacinação deste público-alvo, na Clínica DaVita, onde pacientes renais crônicos que estão fazendo hemodiálise, e têm entre 18 e 59 anos, receberam a sua dose, seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo o secretário Machado, entre hoje (7) e amanhã (8), cerca de 350 pacientes renais crônicos serão vacinados nas próprias clínicas de hemodiálise. “Temos um total de 750 pessoas fazendo hemodiálise em Londrina, uma parte delas já recebeu a vacina, pois se enquadraram no critério de idade, anteriormente, e o restante, que são estas 350, receberão a dose nestes dois dias. Independente da cidade em que estes pacientes residem, se estiverem fazendo o tratamento em Londrina, serão imunizados contra a Covid-19”, afirmou.

O secretário explicou que, nesta primeira fase, todas as pessoas que possuem as comorbidades definidas pelo MS, com idade entre 55 e 59 anos, serão vacinadas. Além destas, indiferente da idade, também se enquadram na primeira etapa, as gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de Down, com comorbidades. “Nós fizemos esta primeira liberação da vacina e hoje vamos atualizar o cadastro, das unidades de saúde, para fazer mais uma liberação. Faremos isso até que todo este grupo seja contemplado”, contou.

Segundo Machado, até agora, o município contabiliza 20 mil pessoas com comorbidades cadastradas no site da Prefeitura. “Ainda não fizemos a análise de todos os cadastros, mas tivemos uma surpresa positiva, pois 95% dos envelopes que avaliamos estavam completos, com toda a documentação exigida, incluindo o relatório médico, comprovante de residência, documentos pessoais, o que facilitou muito o trabalho de nossa equipe”, disse.

Além dos pacientes renais crônicos, nesta sexta-feira (7) também estão sendo validados outros 542 cadastros de pessoas com variadas comorbidades, para agendar a vacinação em uma das sete unidades exclusivas. Dentro deste público-alvo, estão aptos a receber a primeira dose, pacientes com diabetes; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; portadores de prótese valvares; obesidade mórbida; imunossuprimidos; doença pulmonar grave; cirrose hepática; gestantes e pessoas com síndrome de Down.

Como agendar

A vacinação contra a Covid-19 deve ser agendada no Portal da Prefeitura (clique aqui). Àqueles que não possuem acesso à internet ou estão com dificuldades para fazer o agendamento, podem se dirigir a qualquer unidade escolar municipal para obter auxílio.

O agendamento pode ser feito nas sete unidades exclusivas, localizadas em todas as regiões da cidade: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Eldorado, Ernani, Ouro Branco e Vila Casoni, funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 19 horas, e aos sábados, no mesmo horário, quando há agendamento de vacinação. Também está aberto o Centro de Imunização da Região Norte, instalado no prédio do CCI Norte (Rua Luiz Brugin, 570), com atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 23 horas, aos sábados, das 7h30 às 21 horas.

O cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19 ainda pode ser feito. Clique aqui para conferir a íntegra das condições pré-existentes contempladas neste grupo prioritário. No dia da vacinação é preciso apresentar documento de identificação com foto, como RG e CNH, e o comprovante de inscrição, que contém QR Code, emitido no Portal da Prefeitura.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.