Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná lançou ontem (1), em Curitiba, a 5ª edição do Agosto Azul – o mês da Saúde do Homem. Neste ano, o Estado promove uma grande mobilização para alertar sobre a importância de tratar a saúde do homem trabalhador, com o intuito de diminuir os índices de adoecimento e acidentes relacionados ao trabalho.
A programação envolverá atividades em todo o Paraná, com ações educativas em indústrias, empresas, praças e avenidas, palestras, seminários, caminhadas, passeios ciclísticos, blitze em rodovias, além da oferta de testes rápidos, exames e outros serviços de saúde em pontos estratégicos.

No evento de abertura, mais de 150 pessoas acompanharam palestras sobre o perfil epidemiológico do homem paranaense, a saúde do homem contemporâneo, o cuidado com a saúde do trabalhador, riscos cardiovasculares e uma mesa-redonda com o tema “O homem no mundo do trabalho: a importância da prevenção e promoção à saúde”.

“Será um mês intenso de atividades para chamar a atenção da população masculina. É preciso cuidar da saúde também no ambiente de trabalho e não esquecer de levar uma vida saudável fora dele”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Juliano Gevaerd.

Com o mote “Trabalhador: Passe um Tempo com você”, a campanha ressalta a necessidade do homem dedicar um pouco do seu dia para atividades saudáveis que lhe deem prazer. Praticar esportes, passear com a família, brincar com os filhos, comer bem e viajar são algumas das atividades que muitas vezes são deixadas de lado por conta da rotina movimentada do dia-a-dia.

O coordenador estadual da campanha, Rubens Bendlin, afirma que a intenção é propor um momento de reflexão, mostrando ao homem que a vida vai muito além do trabalho. “Temos que aproveitar melhor o tempo e nos dedicar mais a cuidar da saúde. Trabalho é importante, mas não pode prejudicar nossa qualidade de vida”, ressaltou.

Números

No Paraná, os homens têm vivido em média sete anos menos que as mulheres. O motivo é a maior incidência de doenças cardiovasculares, somado ao alto índice de mortalidade masculina relacionada a acidentes de trânsito e violência interpessoal.

“Estima-se que na faixa etária entre 20 e 59 anos, a cada três mortes, duas são de homens. Quando olhamos os índices de mortalidade nas pessoas com idade entre 20 e 30 anos, essa proporção é ainda mais assustadora. A cada cinco mortes, quatro são de jovens do sexo masculino”, revelou Bendlin.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013) apontam ainda que pelo menos 75% dos trabalhadores brasileiros não costumam praticar atividades físicas com frequência. Outro dado preocupante diz respeito às condições crônicas. Pelo menos 50% dos trabalhadores apresentam sobrepeso ou obesidade, 30% consomem bebidas alcoólicas e 15% se declaram fumantes.

Segundo o médico do trabalho e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Zuher Handar, os homens são também as principais vítimas de acidentes de trabalho. Quando o caso está relacionado a situações graves, como mortes e mutilações, o índice chega a 80% do total das notificações do Paraná. “Por conta das funções que exercem, eles geralmente estão mais expostos a possíveis acidentes e devem se cuidar ainda mais”, explicou.

Handar conta que o Agosto Azul será importante para sensibilizar as equipes de saúde no sentido de ficarem atentas às doenças e transtornos relacionados ao trabalho. “É preciso que o profissional verifique se o problema de saúde do paciente não está ligado a ocupação que exerce. Muitas vezes isso passa despercebido e o paciente volta a adoecer depois que retorna ao trabalho”, disse.

História

Este é o quinto ano consecutivo que o Governo do Estado promove o Agosto Azul. A realização da campanha virou lei no Paraná em 2012 devido à necessidade de mobilizar entidades públicas e privadas em torno da causa, da mesma forma que acontece com o “Outubro Rosa”, voltado para a prevenção do câncer de mama.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.