Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em dois anos, o Paraná passou de duas para 15 regionais de saúde com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) em processo de implantação. O projeto desenvolvido no Estado organiza o atendimento a pacientes com diabetes e hipertensão nas unidades de saúde e centros de especialidade. Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), profissionais relacionados ao projeto se reúnem em um seminário em Curitiba para avaliar a aplicação em suas regiões.

O Seminário de Avaliação do MACC dentro do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Comsus) reúne mais de 100 pessoas entre representantes das regionais de saúde, consórcios e Atenção Primária de alguns municípios em processo de implantação do modelo. As avaliações serão feitas com base em uma ferramenta que considera três grandes eixos: a gestão, o processo e o resultado.

IDOSOS – A novidade do encontro é a apresentação da prévia da Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Além das linhas de cuidado com gestantes de alto risco, hipertensos e diabéticos, o MACC passará a ter um instrumento específico para a estratificação do risco do idoso e o plano de cuidado. O lançamento oficial da Rede está marcado para o mês de novembro.

“Queremos incluir cada vez mais redes de atenção às condições crônicas, que são um dos grandes desafios do SUS. Nosso foco, desta vez, é mudar o olhar do profissional de saúde à população idosa, para que ele considere a autonomia e a funcionalidade dessas pessoas em vez de limitar o trabalho ao diagnóstico de doenças”, adianta o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

AMPLIAÇÃO – Com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas os centros de especialidade deixam de oferecer consultas convencionais e passam a ofertar um atendimento multiprofissional. No local, o paciente, que chega por meio de encaminhamento das unidades de saúde, passa por uma série de atendimentos e exames no mesmo dia.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Apoio à Descentralização, Marise Dalcuche, um dos principais requisitos para o bom desenvolvimento do projeto é a integração da Atenção Primária, porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde, com a Atenção Secundária, responsável pelo atendimento ambulatorial especializado. “O MACC só se aplica quando existe a integração e a inter-relação entre os serviços. Por isso, esse é um dos debates principais do encontro”, comenta.

O diretor da Associação dos Municípios da Região Centro Sul (Amcespar), Luís Fernando de Almeida, diz que o encontro serve para compartilhar experiências e melhorar ainda mais o atendimento.

“Implantamos o MACC em julho do último ano. Atualmente, os médicos já estão mais adaptados à nova forma de trabalho, mas ainda recebemos muitos pacientes que não foram estratificados adequadamente e não precisariam ser atendidos fora da unidade de saúde, por exemplo. Aqui vamos afinar esse trabalho”, diz.

EXPERIÊNCIAS – O Seminário também dá espaço para a apresentação de experiências positivas que abordam temas como plano de cuidado; atuação do médico da família; ponto de vista da Atenção Primária e saúde do idoso. O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) vai falar sobre o trabalho de educação permanente realizado no local, que atua com o MACC desde outubro de 2016.

“O Modelo tem sido um grande sucesso na nossa região e uma das experiências mais positivas que temos lá são os encontros que fomentam a educação permanente em Saúde. Temos conseguido integrar a Atenção Primária com a Atenção Especializada, com profissionais que participam ativamente e trazem suas dificuldades e sugestões para conseguirmos adaptar e aprimorar nossos processos de trabalho”, explica a diretora de Planejamento e Atenção à Saúde do Cismepar, Silvia Karla Andrade.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.