Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O vírus da gripe tem presença confirmada em todas as 22 Regionais de Saúde do Estado. A informação consta do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde na quarta-feira (1º). O boletim confirma ainda 509 casos da doença e 77 óbitos entre janeiro e julho de 2018.

A 14ª Regional de Saúde – Paranavaí, foi a última das regionais de saúde do Paraná a confirmar a presença do vírus, com um registro da doença na cidade de Amaporã, município com 6 mil habitantes. Até então, apenas 21 regionais tinham registrado casos de influenza.

Conforme explica o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, é preciso monitorar a gripe para identificar o comportamento do vírus no Estado e assim orientar as ações no combate à doença. Monitoramentos semelhantes mapeiam o vírus em todo o mundo e servem, inclusive, para orientar a produção das vacinas que serão usadas nos anos seguintes.

“O vírus está em constante mutação. Para se manter eficientes, as vacinas precisam acompanhar essas mudanças e serem atualizadas ano a ano, conforme a necessidade. A coleta de dados confiáveis sobre a influenza é fundamental para isso”, diz Lopes.

REDE

Através da rede de monitoramento da influenza é possível identificar os vírus em circulação e os locais onde eles estão, além de esboçar um perfil dos grupos mais suscetíveis à doença. No Paraná, por exemplo, neste ano a maior parte dos casos de gripe refere-se à Influenza A(H3) Sazonal, responsável por 55,4% dos registros. Entre os óbitos, prevalece a Influenza A(H1N1), com 38 óbitos ou 49,4% do total.

No Brasil, dos 5.368 casos e 1.028 óbitos por influenza, a maioria é do tipo H1N1, responsável por 3.241 dos registros e 690 mortes. Entre os estados brasileiros, São Paulo tem o maior número de confirmações de influenza (2.039) e de óbitos (430).

Cuidados

Além da vacinação anual contra Influenza, disponibilizada gratuitamente a grupos pré-definidos pelo Ministério da Saúde durante a campanha nacional de vacinação contra gripe, é recomendada a adoção de medidas preventivas contra a doença.

Entre elas, estão a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimentos; uso de lenços descartáveis para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações em ambientes fechados e procurar manter os ambientes ventilados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, e ingestão de líquidos, além de evitar a automedicação.

No caso de presença de sintomas como febre alta (acima de 38°), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse, a recomendação é procurar os serviços de saúde para avaliação médica. Se o médico avaliar o caso como suspeito, poderá recomendar o início imediato de tratamento com antiviral específico, que está disponível nos 399 municípios do Estado.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.