Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná e sancionada pelo governador Beto Richa instituiu a segunda semana do mês de outubro para falar sobre os males causados pela depressão. A lei nº 18.709 orienta que o Governo promova anualmente palestras de educação sobre a doença, seu tratamento e as políticas públicas garantidas pelo Estado.

A Semana Estadual da Conscientização sobre a Depressão coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. Neste ano, a Secretaria da Saúde organizou um encontro com o tema ‘Compreendendo a depressão na intersetorialidade’. O evento acontece nesta sexta-feira (14) às 13h30 no auditório do Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“Queremos promover um diálogo entre profissionais de diferentes áreas para que a pessoa com transtorno mental, em especial a depressão, seja assistida na sua integralidade, com abordagens nos campos da saúde, assistência social, trabalho, cultura, educação e outros”, explica a coordenadora estadual de Saúde Mental, Rejane Cristina Teixeira Tabuti.

As palestras serão feitas pelo psicanalista e antropólogo Célio Pinheiro; o psiquiatra Gustavo Pradi Adam; e a psicóloga Larissa Sayuri Yamaguchi. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo e-mail saudemental@sesa.pr.gov.br até quinta-feira (14).

Doença

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma a cada quatro pessoas no mundo sofrerá de alguma condição mental e mais de 350 milhões de pessoas já sofrem de depressão. Dentre os sintomas estão tristeza prolongada, desânimo, perda de interesse, energia diminuída e sentimentos de culpa.

A doença também é caracterizada por alterações de sono e de apetite, dificuldade de concentração e ansiedade. “A depressão pode afetar qualquer pessoa, de criança até idosos. Em casos graves, se não tiver o acompanhamento adequado pode levar até ao suicídio”, diz Rejane.

De acordo com a coordenadora, algumas atividades podem auxiliar na prevenção da depressão. Por exemplo, fazer atividades físicas; manter hábitos saudáveis de sono; evitar o consumo de álcool; buscar apoio de amigos e familiares.

Estado

A Rede de Atenção à Saúde Mental do Paraná busca constantemente ampliar o acesso e qualificar cada vez mais o cuidado na área. No Estado é oferecido acompanhamento gratuito desde a atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde, em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Ambulatórios de Saúde Mental e hospitais.

“É necessário a conscientização da população para incentivar a busca por ajuda, pois o tratamento pode prevenir o agravamento da doença”, finaliza Rejane.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.