Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná deu início à mobilização do Outubro Rosa. Neste ano, as ações de prevenção e promoção do cuidado integral da saúde das mulheres serão levadas a 43 municípios. Elas fazem parte da campanha Paraná Rosa, lançada na terça-feira (1º), no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pela primeira-dama Luciana Saito Massa.

As ações nos municípios, que incluem exames de saúde, palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física, começam hoje (2) e seguem até o final do mês. A meta é atingir cerca de 3 milhões de mulheres.

“O Governo do Estado promove uma grande mobilização, em conjunto com a sociedade e as prefeituras. A ideia é que todos os órgãos públicos façam parte deste movimento em favor da saúde das mulheres do Paraná”, disse o governador. “Nosso objetivo é fazer com que ações de conscientização com cuidados da saúde chegue ao máximo possível de mulheres do nosso Estado. É importante que elas façam os exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero, tenham acesso a mais informações e aos tratamentos necessários. Mas a prevenção é a melhor alternativa”, afirmou o governador.

No evento, Ratinho Junior também assinou o decreto que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde da Mulher, que apoiará o atendimento em todas as fases da vida da mulher, desde a primeira infância até a velhice, com foco também atenção materno-infantil.

Rotina Saudável

O movimento Outubro Rosa existe desde 1997 e promove ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além do diagnóstico precoce dessas doenças. A campanha Paraná Rosa foi idealizada e apadrinhada pela primeira-dama e contará com ações das Secretarias de Estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho.

Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano. “Além do cuidado médico, queremos incentivar que a mulher tenha uma rotina saudável. Precisamos nos permitir e buscar atividades que nos tragam prazer. O estilo de vida das mulheres pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer”, afirmou Luciana Saito Massa.

Além dos 43 municípios que receberão o evento Paraná Rosa, diversas outras cidades farão ações de incentivo e cuidados com a saúde da mulher, como palestras, treinamentos e caminhadas, entre outros encontros. As atividades podem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde.

Nas 43 cidades da campanha, serão ofertados a coleta de exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras. O objetivo é promover a autoestima da mulher. Além disso, as unidades móveis de atendimento itinerante à mulher em situação de violência, mais conhecidas como Ônibus Lilás, levarão orientação sobre violência doméstica e familiar, direitos da mulher e assistência social.

"Vamos trabalhar firmes e unidos com ações de saúde do Paraná Rosa em diversos municípios, pois é alertando as pessoas para os cuidados e para a necessidade de prevenção que vamos conseguir vencer essa luta contra o câncer”, disse o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O município de Goioxim, no Centro-Sul, receberá as ações no dia 18 de outubro. “Nossa expectativa é grande, estão sendo mobilizados todos os profissionais da área da saúde para que se atinja o maior número de mulheres. É uma ação nobre. O cuidado com a saúde é primordial para que tenhamos uma qualidade de vida melhor”, afirmou a prefeita Mari Terezinha da Silva.

Prevenção

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, lembra que o Outubro Rosa foi criado para sensibilizar as mulheres e profissionais de saúde que o câncer de mama e colo de útero são doenças que podem ser tratadas e ter os fatores de risco diminuídos. “É muito importante existir essa mobilização mundial em prol da saúde da mulher, e nós aqui no estado, por meio do Paraná Rosa, reforçamos essa orientação à mulher paranaense”, disse ela.

Melhor remédio

Os exames preventivos e de diagnóstico são de fácil acesso e estão disponíveis o ano todo pelo SUS. “O Outubro Rosa dá destaque à causa, mas os exames devem ser feitos a qualquer momento nas Unidades Básicas de Saúde. A prevenção ainda é o melhor remédio, pois se descoberto no início, as chances de cura do câncer são grandes”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Números

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná no ano passado. Até de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias e 295.676 exames preventivos de colo de útero. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde.

Ações pelo estado

Além dos 43 municípios que receberão o evento Paraná Rosa, diversas cidades farão ações de incentivo e cuidados com a saúde da mulher, como palestras, treinamentos e caminhadas, entre outros encontros. As atividades podem ser verificadas nas Regionais de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde.

Durante todo mês, o Palácio Iguaçu, a Itaipu Binacional e diversos prédios governamentais ficarão iluminados de rosa em alusão à campanha. O objetivo é incentivar que outros setores da sociedade também façam o mesmo e ajudem a difundir a campanha.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana e a esposa, Maria José Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o diretor-presidente da Paraná Desenvolvimento, Eduardo Bekin; o chefe de gabinete da Governadoria, Daniel Villas Bôas; e os deputados estaduais Mara Lima, Cristina Silvestri, Mabel Canto, Marcel Micheletto, Fernando Francischini, Élio Rush, Luiz Fernando Guerra, Delegado Fernando, Paulo Litro, Alexandre Amaro e Artagão Junior.

PROGRAMAÇÃO

02/10 – Quarta-feira

Cândido de Abreu

Coronel Domingo Soares

03/10 – Quinta-feira

Ortigueira

Reserva do Iguaçu

04/10 – Sexta-feira

Reserva

Candói

05/10 – Sábado

Tamarana

Cantagalo

06/10 – Domingo

São Jerônimo da Serra

Porto Barreiro

09/10 - quarta-feira

Sapopema

Laranjeiras do Sul

10/10 – Quinta-feira

Congonhinhas

Rio Bonito do Iguaçu

11/10 – Sexta-feira

Santa Amélia

Nova Laranjeiras

12/10 – Sábado

Jacarezinho

13/10 – Domingo

Siqueira Campos

Laranjal

14/10 – Segunda-feira

Diamante do Sul

16/10 – Quarta-feira

Sengés

Marquinho

17/10 – Quinta-feira

Doutor Ulysses

Palmital

18/10 – Sexta-feira

Rio Branco do Sul

Goioxim

19/10 – Sábado

Itaperuçu

Campina do Simão

20/10 – Domingo

Almirante Tamandaré

Turvo

23/10 – Quarta-feira

Adrianópolis

Querência do Norte

24/10 – Quinta-feira

Tunas do Paraná

Porto Rico

25/10 – Sexta-feira

Paranaguá

Icaraíma

26/10 - Sábado

Antonina

Alto Paraíso

27/10 – Domingo

Guaraqueçaba

São Jorge do Patrocínio

30/10 – Quarta-feira

Guaratuba

Altônia

31/10 – Quinta-feira

Matinhos

Terra Roxa.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.