Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

77 pacientes internados com o novo coronavírus foram avaliados no estudo

Desde que a pandemia do novo coronavírus teve início, ainda nos primeiros meses de 2020, vários estudos de revisão sugeriram que a formação de radicais livres e o estresse oxidativo estariam ligados à gravidade da doença, contribuindo para um estado clínico mais preocupante. Nenhuma pesquisa, porém, havia confirmado a hipótese. Isso até agora, graças ao estudo de um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O trabalho foi publicado recentemente em uma importante revista científica. Os pesquisadores analisaram o soro de 77 pacientes e concluíram que, ainda que os níveis de estresse oxidativo estivessem elevados, a gravidade da doença não é fator determinante o para as mudanças no perfil redox – sistema de defesa antioxidante – de pacientes hospitalizados com Covid-19. 

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da PUCPR (PPGCS) e pesquisador responsável pelo estudo, Ricardo Pinho explica que o estresse oxidativo é um evento celular causado a partir do desequilíbrio entre a formação de moléculas chapadas de radicais livres e a capacidade antioxidante presente nas células, tecidos ou órgãos. Se for prolongado e intenso, sem uma capacidade de resposta adequada do organismo, esse desequilíbrio – mais radicais livres do que antioxidantes – leva a danos de vários componentes das células e contribui para o desenvolvimento ou agravamento de várias doenças. 

Segundo o professor, radicais livres são produzidos naturalmente no organismo e são necessários para as células. O problema é que estímulos nocivos ao organismo, além de infecções e doenças inflamatórias, caso da Covid-19, elevam muito a produção desses radicais livres, sem melhorar a quantidade de antioxidantes. Isso pode comprometer o tratamento e agravar a doença.

 “Há maneiras práticas que podem ajudar na redução do estresse oxidativo, como adotar um modo de vida saudável, com boa alimentação e realização regular de atividades físicas, além de manter o controle e tratamento de doenças que causam estresse oxidativo. Quando necessário, faz-se o uso, com orientação profissional, de complementos ou suplementos ricos em antioxidantes, o que parece ser o caso de pacientes com coronavírus”, diz Pinho.

Método e resultados

Para realizar o estudo, os pesquisadores selecionaram 77 pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 que foram internados em um hospital de Curitiba (PR). Eles foram divididos em dois grupos: um de quadro clínico moderado e outro de quadro clínico grave. Além dos dados clínicos, foram avaliados o perfil inflamatório e indicadores de estresse oxidativo.

Os resultados revelaram que pacientes graves que apresentavam alta contagem de leucócitos séricos e níveis elevados de PCR (proteína c-reativa) permaneceram mais tempo internados. Não foi observada, contudo, correlação entre os parâmetros de estresse oxidativo e o grau de severidade da Covid-19 na pesquisa. 

 “Trata-se de um estudo muito importante que, somado a outras informações na literatura médica, poderá contribuir para terapias mais eficazes no controle da doença, em especial para pacientes hospitalizados”, afirma Pinho.

A pesquisa está inserida em um projeto mais amplo, desenvolvido por vários pesquisadores da PUCPR, ligado ao novo coronavírus. O trabalho é financiado pela PUCPR e com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A pesquisa completa foi publicada na revista científica internacional Free Radical Biology & Medicine e pode ser acessada no link: 

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891584921000617

Asimp/PUCPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.