Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido a um acidente com um caminhão refrigerado de transporte de imunobiológicos, que levava a remessa bimestral para as Regionais de Saúde do norte do Paraná (16ª, 17ª,18ª e 19ª), no dia 15 de março, haverá falta de vacinas em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Devido ao acidente, toda a carga transportada foi bloqueada.

Segundo a coordenadora de imunização do Município, Sônia Fernandes, o Centro de Medicamentos Básicos do Paraná (Cemepar) já fez pedido emergencial ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a previsão é de que a reposição dos imunobiológicos em Londrina aconteça no dia 30 de março.
Até este prazo, devido ao estoque no Município não ter sido reposto em razão do acidente e o estoque de vacinas ser pequeno nas UBSs, pois na maioria das unidades a reposição é feita quinzenalmente, haverá falta das vacinas Pentavalente (que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite b e Haemophilus influenzae tipo b) e Dupla adulto (contra tétano e difteria). Também é possível haver falta da vacina contra Hepatite B. “Temos um estoque bastante pequeno desta vacina, que estamos reservando para a reposição das maternidades”, explicou a coordenadora.
O Município esclarece ainda que buscou os imunobiológicos na 17ª Regional de Saúde, na última segunda-feira (21), contudo as mesmas vacinas também estão em falta na Regional, pelo mesmo motivo. Além das vacinas mencionadas, a Secretaria Municipal de Saúde lembra que o Município também está com o estoque zerado da Tríplice Bacteriana (DTP), que imuniza contra difteria, tétano e coqueluche; Tetraviral, contra caxumba, sarampo, rubéola e varicela, e Hepatite A, uma vez que o Ministério da Saúde, em função do desabastecimento mundial, tem encontrado dificuldades para manter regularmente o fornecimento de vacinas.

n.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.