Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Local passa a atender a campanha de vacinação a partir de terça-feira (6); agendamento prévio deve ser feito pela internet, no Portal da Prefeitura

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou os locais de vacinação contra a gripe. A partir de terça-feira (6), a população em geral poderá se vacinar na sede da Universidade Norte do Paraná (Unopar/Pitágoras), campus Catuaí, que fica na Rua Edwy Taques de Araujo, 900. Para receber a dose neste local, é necessário agendar um horário no site da Prefeitura. Por dia, serão abertas 525 vagas para vacinação na Universidade, no horário das 9h às 17h.

Recentemente, a Prefeitura disponibilizou outros três locais para atender a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, e que também necessitam de agendamento prévio por meio do Portal da Prefeitura: a sede do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), que atende das  11h às 17h, na avenida Duque de Caxias, 1.290, Jardim Nova Londres, e oferta 450 vagas por dia; e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Casoni (Avenida Dez de Dezembro, 580) e do Ernani Moura Lima (Rua Gerônimo Máximo, 30), com atendimento das 7h às 19h, e ofertam 1.000 vagas por dia, cada uma.

A população também pode se vacinar contra a gripe nas demais UBSs, com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente aos casos suspeitos de Covid-19. Nestes casos, para receber a dose é necessário telefonar na unidade para agendar o dia e o horário. (Clique aqui para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs).

Desde o dia 25 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi estendida para toda a população. Com isso, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar. No ato da imunização é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

Lembrando que, como a campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

Dados

Em Londrina, até o dia 2 de julho, foram aplicadas 121.159 doses da vacina contra gripe, que correspondem a 55% de cobertura vacinal. Destas, 58.367 foram aplicadas em idosos; 24.126 em crianças; 16.589 em trabalhadores da saúde; 7.698 na população em geral; 6.279 em pessoas com comorbidades; 4.275 em professores; 2.978 em gestantes; 352 em puérperas; 233 nas forças de segurança; 140 em trabalhadores do transporte coletivo; 92 em caminhoneiros; 15 na população privada de liberdade; nove em pessoas com deficiências; quatro em indígenas; uma em profissional das forças armadas; uma em funcionário do sistema prisional. A campanha iniciou em 12 de abril e deve permanecer até o dia 9 de julho.

A vacina ofertada pelo SUS é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A, H1N1 e H3N2, e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.