Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Cambé anunciou que liberou o uso de máscaras em espaços ao ar livre, após o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionar na quarta-feira (16) a lei (20.971/2022) que derrubou a obrigatoriedade do uso do acessório preventivo no Paraná.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Cambé seguiu os decretos do governo do Estado sobre medidas de prevenção e desta vez não será diferente, conforme informa o prefeito Conrado Scheller. “Sempre optei por seguir as decisões do governo estadual, pois avalio que há lá uma equipe grande e capacitada para avaliar a situação e decidir o que é indicado em cada momento. Desta forma, vou liberar o uso das máscaras, mas peço responsabilidade a todos e lembro que quem não se sentir seguro ainda em retirar as máscaras, que continue utilizando”, destaca Scheller.

O decreto estadual 10.530/2022 traz detalhes sobre os locais onde o uso pode ser flexibilizado e as situações em que ainda é necessário utilizar o equipamento de proteção. Segundo o texto, o uso em espaços ao ar livre será opcional enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso será obrigatório.

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso. A Secretaria de Estado da Saúde vai emitir algumas resoluções para regulamentar as regras de uso em alguns espaços públicos.

O uso de máscaras era obrigatório no Estado desde 28 de abril de 2020. A mudança conta com aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o controle no quadro epidemiológico, com baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19, ampla vacinação dos paranaenses e manutenção do quadro de estabilidade do cenário após o Carnaval.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.