Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aproximadamente 100 alunos de zero a cinco anos passarão por consulta médica e farão exames; Projeto Primeiros Olhares já atendeu 1.200 crianças em 16 anos de existência

Neste sábado (14), das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) vão realizar um mutirão de consultas oftalmológicas para os alunos da rede municipal de ensino. A ação será no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antonieta Trindade, que fica na Rua Salim Sahão, 60, no Alto da Boa Vista, zona norte.

Durante a manhã, cerca de 100 estudantes, da Educação Infantil, vão passar por uma consulta médica e farão exames oftalmológicos. No CMEI será montado um consultório com a ajuda dos equipamentos médicos portáteis, que serão levados até o local. Com isso, as crianças que não têm poder aquisitivo receberão gratuitamente a prescrição médica com o grau correto e a armação dos óculos.

Os alunos de zero a 5 anos, que participarão desse mutirão, foram indicados pelos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil localizados na região norte. Isso porque, de acordo com a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cristiane Sola, os educadores são capacitados pelos médicos do Hoftalon, para realizarem a avaliação de acuidade visual nas crianças. Quando eles constatam alguma dificuldade visual nos pequenos, já encaminham para o atendimento médico especializado que acontece nos mutirões, como o de sábado.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, é importante que as crianças da rede municipal de ensino tenha a oportunidade de se consultarem com médicos especialistas durante esses mutirões, porque assim é possível identificar precocemente as patologias oculares que podem interferir na qualidade de vida e nas aprendizagens das crianças. “Sabemos que a dificuldade visual afeta diretamente o desempenho das crianças na escola e, por meio da parceria da Prefeitura com o Hoftalon, os professores conseguem perceber se há algum grau de dificuldade na leitura, dependendo da distância e do tamanho das letras. Assim, as crianças passam pela triagem. Aquelas que têm dificuldades visuais e não sabem, recebem os óculos, o que dá mais qualidade de vida para elas e vai ajuda no processo de aprendizado”, acredita Moraes.

Sobre o projeto

 Os exames clínicos e a entrega dos óculos de grau fazem parte do Projeto Primeiros Olhares, que é uma parceria entre o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação. Ele existe desde 2006 em Londrina, ou seja, há 16 anos. Seu objetivo é cuidar da saúde dos olhos das crianças da rede municipal, na fase de aprendizado, que compreende a faixa etária do zero aos 5 anos.

O projeto atua na prevenção, orientação e encaminhamento referentes à saúde dos olhos das crianças. Por isso, quando os alunos precisam de acompanhamento médico mais específico, eles são encaminhadas via Unidade Básica de Saúde (UBS) para o Hoftalon. As receitas médicas daqueles que precisam óculos serão encaminhadas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que atua junto as óticas privadas, que doam as armações e as lentes para as crianças.

Segundo dados do Hoftalon, até o momento, mais de 1.200 crianças já receberam o atendimento preventivo por meio do projeto, que atendeu mais de 40 instituições de ensino entre CMEIs e Centros de Educação Infantil filantrópicos. Por mutirão, participam cerca de 10 médicos voluntários (entre residentes e especialistas). Até hoje, apenas durante a pandemia o projeto foi suspenso devido à necessidade do isolamento social e as aulas remotas.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.