Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nesta quinta-feira (9), em Londrina, mais um Dia D de combate ao Aedes aegypti. Ações educativas serão desenvolvidas em diferentes áreas da cidade, formando uma grande mobilização para conscientizar e orientar a população sobre os perigos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, e a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, farão o lançamento da campanha, às 9h30, na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, que fica na avenida Máximo Peres Garcia, 63, no Jardim São Vicente, região leste. No local, haverá apresentação de trabalhos com o tema da dengue que foram desenvolvidos na escola, além de uma passeata no entorno da unidade envolvendo a participação de aproximadamente 280 alunos.

Neste período do ano, com temperaturas mais baixas, há uma redução da quantidade de mosquitos adultos e, consequentemente, sua reprodução diminui. “Este é o momento certo de agir com intensidade para eliminar o máximo possível de criadouros. Assim, teremos uma forte possibilidade de iniciar o próximo verão sem epidemias de dengue”, completou.

 Durante o Dia D, será realizada a ação educativa “10 minutos contra o Aedes aegypti”, com a distribuição de mais de 100 mil informativos em todas as regiões da cidade, abrangendo as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, as 54 Unidades Básicas de Saúde,  as UPAs do Jardim Sabará e do Jardim do Sol, a Maternidade Municipal, Policlínica e CAPS I, II e III.

O material impresso é uma cartilha que reúne orientações sobre as medidas e cuidados necessários para a prevenção adequada contra o mosquito. São mencionados 13 locais imprescindíveis que devem ser observados com atenção em residências e locais de trabalho, ao menos duas vezes por semana, incluindo calhas, pneus, caixas d’água, vasos, potes e ralos.

Todas as UBSs de Londrina irão fazer, às 11 horas, uma breve pausa nas atividades para a realização de uma vistoria, visando o recolhimento de objetos e materiais que possam ser criadouros do mosquito. Ao todo, 3.500 servidores da saúde estarão envolvidos na ação. A vistoria também será realizada na construtora Vectra, que fica na Rua Caracas, 1.120. Cerca de 950 pessoas devem participar da ação.

Inverno sem Aedes - Em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), outros 10 mil exemplares do informativo serão distribuídos pelos Agentes de Endemias do Município dentro da ação “Inverno sem Aedes aegypti”.

A atividade terá início a partir das 9 horas em dois pontos de trânsito estratégicos da cidade: na rotatória da Av. Juscelino Kubitschek com a Av.Higienópolis, e no cruzamento da Av.Maringá com a Av.Tiradentes. “As pessoas devem colaborar sendo fiscais de suas próprias casas”, disse a gerente de Vigilância Ambiental do Setor de Endemias, Diana Martins.

Reciclagem – Das 8 às 14 horas, no Jardim Califórnia, região leste, 35 Agentes de Endemias irão realizar um trabalho de divulgação junto à comunidade local sobre materiais recicláveis. Cerca de 2.100 imóveis da região serão visitados e a população receberá orientações sobre a melhor forma de separação dos objetos e os dias certos de coleta. O ponto de encontro da ação será na Rua Pitágoras, na Praça da UBS do Jardim Califórnia.

Redação/J.U com informações N.Com/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.