Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Imunização destina-se a crianças de 12 meses a menores de 5 anos. Vacina está disponível em todas as UBSs. Não é necessário agendar

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou, como no Estado, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha, que terminaria na sexta-feira (30), se estenderá até atingir a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Setor de Epidemiologia da SMS, até terça-feira (03), 73,17% da meta havia sido atingida, ou seja, 1.936 das 2.646 doses destinadas a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos foram aplicadas em Ibiporã.

A vacina é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. As doses estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e carteira de vacinação. É obrigatório o uso de máscara de barreira. Não é necessário agendamento.

Segundo a SMS, caso a criança estiver com sintomas ou confirmação de Covid-19 deve se imunizar 14 dias após o término dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com pessoa que esteja com suspeita ou confirmação da doença, deve se vacinar assim que for liberada do isolamento.

A poliomielite é uma infecção contagiosa causada pelo poliovírus selvagem, que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Essa doença está erradicada no Brasil desde 1994, porém, ainda existe a presença do vírus que transmite a doença em outros países, como o Paquistão e o Afeganistão. A vacinação é a única forma efetiva de prevenção, por isso é importante a conscientização da população e a vigilância constante dos profissionais da saúde.

O Paraná não registra casos de poliomielite desde 1986. Neste momento, o Estado possui  14 notificações para paralisias flácidas agudas e, por esse motivo, as equipes de saúde permanecem em constante vigilância à notificação desses casos, que são importantes indicativos epidemiológicos.

Multivacinação

Além da imunização contra a poliomielite, segue nas UBSs a campanha de multivacinação, dirigida a crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estão sendo ofertadas todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e contra o HPV.

A SMS solicita que os pais ou responsáveis agendem um horário na UBS de referência, por telefone (3178-0350 e 3178-0351) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no site da Prefeitura: www.ibipora.pr.gov.br. A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus. É importante levar um documento com foto e a carteira de vacinação para verificar a situação vacinal da criança ou adolescente. “Neste período de pandemia, muitos pais deixaram de levar os filhos aos postos, então este é o momento de deixar em dia a situação vacinal. Os índices de cobertura caíram em todo País nos últimos anos, colocando em alerta os profissionais da saúde. A erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total e para sempre destes agravos. A vacinação é um ato de amor, além de ser segura e eficaz”, ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Vanessa Luquini.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.