Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Teve início nesta quarta-feira (1º), a 2ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue de Londrina, com o tema "Doe Sangue, Salve Vidas". O evento, que está em sua segunda edição, foi instituído por meio da Lei Municipal 12.037/2014, e tem como objetivo incentivar a doação regular de sangue.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes das diversas entidades apoiadoras. Entre eles, o idealizador do projeto de lei que criou a Quinzena, vereador Tio Douglas (PTB).  Além do vereador, estavam presentes representantes da Prefeitura Municipal de Londrina, da 17ª Regional de Saúde, dirigentes da Rede Hemepar (que engloba todos os Hemocentros Estaduais do Paraná), da UEL e do HU, além de outras entidades envolvidas na Quinzena.

Fausto Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina, contou que a instituição já colhe os frutos da primeira edição do evento. Das mil bolsas de sangue captadas mensalmente pela instituição, 45% vinham de mutirões de coleta em igrejas, empresas e universidades. Há nove meses, o mesmo volume de doações tem sido atingido exclusivamente com coletas no Hemocentro.

Apesar do avanço, o sangue doado atende hoje apenas 50% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). A área de abrangência do Hemocentro do HU estende-se aos quatro hospitais públicos de Londrina, além de outros 14 da região da 17ª Regional de Saúde. Ainda segundo Fausto, o plano é estender o atendimento a 100% dos leitos SUS em um futuro próximo.

Para esta quinta-feira, dia 2, está marcado o lançamento da campanha nas escolas municipal e estadual - das 8 às 9 horas, na Escola Municipal Norman Prochet, e das 10 às 11 horas, no Colégio Estadual Gabriel Martins.

A 2ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue é uma realização do Governo do Estado por meio do Hemocentro Regional de Londrina, integrante do Hemepar, com apoio da Prefeitura de Londrina e Câmara de Vereadores, e parceiros das iniciativas pública e privada.

 A programação prevê ainda, na próxima segunda-feira, dia 6, das 10 ao meio dia, no Anfiteatro do HU, a comemoração dos mais de 100 transplantes de medula óssea realizados pela Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) do HU; nos dias 7 e 9, Blitz Educativa no Trânsito, das 14h30 às 16 horas; no dia 12, das 8 às 11 horas, CicloSesc de Ciclismo, com trajeto de 27km - saída e chegada no Hemocentro do HU.

O encerramento do evento será realizado no dia 14, na Câmara Municipal de Londrina, das 17 às 18 horas, com entrega de certificados aos voluntários de grupos de doação representativos no Hemocentro do HU e apresentação musical do Clube do Choro.

A programação completa da Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue está disponível no site da Câmara de Vereadores.

Redação/J.U informações Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.