Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os ralos interligados precisam ser verificados com mais cuidado, porque a água empoçada de um pode escorrer para o outro, criando mais um foco para o mosquito.

Qualquer local que acumule água é ideal para o mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya depositar os ovos. Esse fator exige que cada pessoa elimine, pelo menos uma vez por semana, possíveis criadouros dentro de casa.

E um dos principais tipos de criadouros do Aedes aegypti é o ralo. 

Faça uma ronda de limpeza dos ralos, da cozinha, do banheiro, de varandas e quintais. Os ralos interligados precisam ser verificados com mais cuidado, porque a água empoçada de um pode escorrer para o outro, criando mais um foco para o mosquito.

Aqui vai uma recomendação: despeje água sanitária nessas instalações. Se for em um lugar de pouco uso, como churrasqueiras ou banheiros externos, a dica é cobrir com um tapete ou usar ralos que já vem com a tampa.

Rodrigo Said, coordenador-geral de Vigilância em Arboviroses do Ministério da Saúde reforça que a mobilização contra o mosquito deve começar dentro das casas.

“A gente chama a população para participar efetivamente para reduzir os criadouros dentro do seu domicílio. Então, é importante estar atento a limpeza das calhas, a verificação constante da presença de água em bandeja de ar-condicionado, geladeira.”

É importante que você adote o hábito semanal de eliminar possíveis criadouros em casa e no quintal. Esses são os locais que concentram oitenta por cento dos focos. A medida é simples. Basta não deixar água parada em lugares inadequados. 

Então, anote aí a lista dos locais mais comuns onde o Aedes prolifera. 

Pratinhos de vasos de plantas. Limpe e encha esses objetos com areia até a borda; garrafas de vidro e latinhas vazias. Mantenha os frascos sempre de boca para baixo; piscinas: faça limpeza e manutenção periódicas, mesmo quando não estão em uso; sacos de lixo: feche bem e não deixe ao alcance de animais. 

Se ligue! Limpe bem a caixa d’água. Para isso, esvazie até que chegue a um nível de água de, mais ou menos, um palmo de altura. Esfregue as paredes e o fundo da caixa com escova. Quando terminar a limpeza, retire a água suja com balde e a sujeira com pá de plástico. E não se esqueça: sempre manter a caixa d’água fechada!

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2019, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue, em todo país. A taxa de incidência, para cada grupo de 100 mil habitantes, ultrapassou 735 ocorrências. Apenas em janeiro de 2020, foram mais de 57 mil casos em todo o país. 

O Ministério da Saúde registrou, também, mais de 130 mil casos do chikungunya, que também é causada pelo mesmo vetor, Aedes aegypti. Já em janeiro 2020 foram mais de 2.300 casos. A zika, outra doença causada pelo mosquito, teve 10 mil registros em 2019.
E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.