Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os médicos aprovados no processo seletivo para a Residência em Medicina de Família e Comunidade começarão suas atividades na próxima semana. Na terça-feira (1°) e na quarta-feira (2), das 8h às 18h, os alunos vão passar o dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em outros pontos de atendimento da rede municipal de saúde.

A intenção é que eles obtenham informações sobre o funcionamento e a rotina de atendimento aos pacientes estabelecidos pela Autarquia Municipal de Saúde. Depois desses dois dias, já na quinta-feira (3), a partir das 8 horas, eles iniciarão as aulas teóricas no Centro de Apoio Pedagógico da Autarquia - CAP - (na sede da antiga Unidade Básica de Saúde do Guanabara, que fica na Avenida Higienópolis). Nas próximas semanas, as aulas teóricas acontecerão das 19 às 22 horas, no mesmo local (CAP).

Para a médica e assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Brum, a residência auxiliará na formação de profissionais atentos ao contexto social em que os pacientes estão inseridos, visto que ela enfocará a formação de médicos para o Programa Saúde da Família. “Essa é a primeira vez que o Município forma médicos com uma visão mais ampliada e não somente focados no tratamento de uma doença. Eles aprenderão a levar em consideração as questões sociais que podem afetar o quadro clínico do paciente. Assim, quando formados, estarão aptos para atenderem crianças, adultos e idosos”, explicou.

Sobre o curso - A residência terá duração de dois anos, com aulas teóricas e práticas. A carga horária semanal será de 60 horas, sendo 40 horas em atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 12 horas em plantões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal e 8 horas em atividades teóricas.

No segundo ano de residência, há também a possibilidade da integração do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e hospitais da Zona Norte e Zona Sul, para agregar o conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso é reconhecido pelos Ministérios da Educação e da Saúde e os residentes receberão uma bolsa de estudo, concedida pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 3 mil.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.