Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo o sistema de Agrometeorologia do IAPAR, na região de Londrina, a última chuva substancial caiu no dia 13 de junho, perfazendo 27,2 mm de precipitação, na ocasião. De lá para cá, o acumulado de chuva é perto do zero. A estiagem de 41 dias na região aumenta o desconforto respiratório, dentre outras situações adversas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre como amenizar os efeitos do tempo seco. É muito importante tomar bastante água para ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também colabora a diminuir o desconforto no nariz.

Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. A água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

Para aliviar o tempo seco, molhe uma toalha toda noite e deixe-a no quarto. O ideal é colocar a toalha o mais perto possível do rosto como em uma cadeira ou na cabeceira da cama. Em dias de umidade muito baixa, é recomendável evitar fazer atividades físicas nos horários mais secos do dia, entre o fim da manhã e o início da tarde, quando o sol está mais forte.

Para algumas pessoas, principalmente para aqueles com asma e doenças alérgicas, os males do clima seco podem ser ainda mais intensos. Por isso, é importante manter a casa limpa e livre da poeira para evitar problemas ainda mais sérios. Para isso, passar panos bem molhados no chão e nos móveis, assim como limpar bem os estofados (isso pode ser feito com um pano umedecido com vinagre e água) pode ajudar.

Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. Esse olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivite. O ar condicionado agrava ainda mais a situação. Evite coçar os olhos e higienize bem as mãos antes de tocar os olhos.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.