Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Saúde de Rolândia informa que meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS em todos os postos de vacinação a partir de hoje, (10). Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão deles  contribuiu para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.Outra mudança é que, a partir deste ano, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos.

Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses. Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra MENINGITE C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Antes, essa imunização era oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução. Aumentou também o público-alvo para a vacina de TRIPLICE VIRAL, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

O esquema é de duas doses para pessoas de um até 29 anos. A partir de 30 anos, o esquema é de apenas uma dose. As vacinas de HEPATITE A e VARICELA, que antes tinham como público-alvo crianças de 15 meses até dois anos passam a ser aplicadas em crianças de 15 meses a menores de quatro anos de idade que nunca receberam a vacina. A vacina de difteria, tétano e coqueluche (acelular) tipo adulto – dTpa, para Gestantes, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina a partir da 20ª semana de gestação.

As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no pós parto (puerpério) o mais precocemente possível.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.