Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fruta pode ajudar a manter a boa saúde do organismo

A banana vai além de um simples lanche, apesar da sua praticidade, a fruta é rica em nutrientes e vitaminas que são essenciais para garantir a boa saúde do organismo, e seu consumo pode ajudar desde a saúde mental, como o coração.

As vitaminas C, A B1, B2, B6, B9 e B12, estão presentes na banana, bem como os minerais fósforo, zinco, magnésio, cobre manganês e potássio, que exercem papel importante na saúde humana. Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Jussara Maria, são muitos os benefícios que fruta apresenta, dentre eles está o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, por ser rica em pectina (fibra solúvel), o carboidrato resistente à digestão e baixo índice glicêmico.

“Essa fruta também gera benefícios para a saúde cardiovascular pois possui uma grande quantidade de potássio e mineral, importantes no controle da pressão arterial, além do magnésio que mantém o bom funcionamento do coração. A banana auxilia ainda na saúde intestinal, contribuindo para as funções do intestino”, ressalta Jussara.

O consumo regular de banana auxilia nas atividades cerebrais como memória, concentração, raciocínio, podendo ainda reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. A professora ainda reforça que todo alimento deve ser consumido com moderação, visto que o excesso da fruta pode ocasionar alguns problemas.

“O potássio é um mineral abundante na banana e o seu consumo excessivo pode causar uma hipercalcemia (alta concentração de potássio no organismo), dificuldades na respiração, batimentos cardíacos irregulares, náuseas, sonolência e vômitos. Essa fruta também possui calorias e ingeri-la em excesso pode levar ao aumento do peso. É indicado de até duas bananas por dia, para que assim se possa aproveitar todos os seus benefícios”, orienta a nutricionista.

Asimp/ UNINASSAU

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.