Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está aberta até a próxima sexta-feira consulta pública para receber contribuições de pacientes, profissionais de saúde e pesquisadores para definir a assistência no SUS a pessoas com HPN

Existem cerca de 8 mil tipos de doenças raras no mundo, muitas delas ainda sem informações científicas que apontem causas, sintomas e tratamento. Elas afetam um número reduzido de pessoas: cerca de 65 em cada 100 mil pessoas. Para cuidar bem dos cidadãos que possuem algum tipo dessas doenças, o Ministério da Saúde publica protocolos que orientam médicos e outros profissionais da saúde sobre o diagnóstico, tratamento e reabilitação para cada caso. O mais novo protocolo em construção é para Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença rara que afeta o sistema sanguíneo. Pacientes, profissionais de saúde, entidades médicas e pesquisadores podem participar desta construção e enviar contribuições ainda hoje (27).

Para a formulação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da HPN (PCDT), o Ministério da Saúde estuda a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de três tecnologias que devem ajudar no tratamento da doença. Os procedimentos são: exame de citometria de fluxo (diagnóstico), transplante de células-tronco hematopoiéticas e vacina para prevenção de doenças meningocócicas.

Para participar e enviar contribuições, que podem ser relatos de experiências ou mesmo conteúdos científicos, acesse aqui.

As contribuições irão auxiliar o Ministério da Saúde na aprovação do texto final do PCDT para Hemoglobinúria Paroxística Noturna. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec) é o órgão responsável por avaliar a incorporação de novas tecnologias no SUS, sejam medicamentos, produtos ou procedimentos.

Novas Tecnologias

A ampliação do exame de Citometria de Fluxo (CF) ajudará no diagnóstico da doença. A CF é um método utilizado para contagem, classificação e análise das células. Estudos analisados demonstram que este exame é considerado padrão em outros países do mundo para o diagnóstico laboratorial da HPN e para o monitoramento da evolução da doença.

O transplante de células-tronco hematopoiéticas é uma técnica utilizada no tratamento de várias doenças do sangue. O procedimento consiste em fornecer ao paciente as células-tronco que podem ser retiradas do próprio paciente, de um doador compatível ou até mesmo de células do cordão umbilical. Assim, as células-tronco doadas (saudáveis) vão se abrigar na medula óssea, estimulando a produção de novas células sanguíneas normais. Estudos apontam que o transplante tem alto potencial de cura para os pacientes com HPN.

Já a incorporação da vacina Meningocógica ACWY para pacientes tratados com eculizumabe se deve ao fato do uso do medicamento estar associado a um risco aumentado de infecções meningocócicas, causadas pela bactéria meningococos, que pode levar a meningite. O eculizumabe é o medicamento usado no tratamento da HPN.

HPN

A Hemoglobinúria Paroxística Noturna é uma doença rara, que afeta o sistema sanguíneo, com incidência anual estimada de 1,3 novos casos por um milhão de indivíduos. Há pouca informação epidemiológica sobre a doença, não apenas por sua raridade, mas também pela dificuldade de diagnóstico. Essa condição clínica pode ocorrer em qualquer idade, mas a maioria dos pacientes é diagnosticada entre a terceira e a quinta décadas de vida. Afeta homens e mulheres na mesma proporção, sem relação hereditária comprovada.

Natália Monteiro/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.