Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em ação ligada às atividades do Outubro Rosa no município, as Unidades de Atenção Primária à Saúde do Centro (Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina) têm atendido as mulheres de Tamarana em horário ampliado desde o começo do mês.

Até ontem (24), as equipes das UAPS já haviam feito 504 exames preventivos de câncer de colo do útero. Além disso, chegou a 163 o número de mamografias solicitadas. "A resposta das mulheres à campanha tem sido bem positiva. Ficamos contentes pelo cuidado que elas demonstram com a própria saúde", elogiou a coordenadora da Unidade de Atenção Primária à Saúde Padre Carmel Bezzina, Elissandra Alves Bueno.

O preventivo de câncer de colo de útero tem como público-alvo as mulheres de 25 a 64 anos, mas aquelas que estão além dessa faixa etária também podem procurar as unidades de saúde para fazer a verificação. Já a mamografia é voltada para as mulheres de 50 a 69 anos. Porém, o exame é estendido para usuárias que, porventura, apresentem queixas sobre esta condição de saúde.

A UAPS da região central abre as portas para o atendimento dedicado às mulheres às terças e quintas-feiras. Já no Juny, a iniciativa é às segundas e quartas-feiras. O horário é o mesmo: das 17h às 20h. Ao longo do mês, os serviços também têm sido prestados por livre demanda (sem necessidade de agendamento prévio) no horário regular de funcionamento das unidades. Para a realização dos procedimentos, basta apresentar o cartão do SUS. O Outubro Rosa na Saúde de Tamarana irá terminar na próxima quarta-feira (31).

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.